Bernie Sanders vence primária democrata apertada em New Hampshire, diz imprensa dos EUA


Compartilhe esse post

Bernie Sanders venceu a primária do Partido Democrata de New Hampshire, que foi encerrada às 20 horas (22 horas em Brasília) desta terça-feira (11), informa a imprensa dos Estados Unidos e as principais agências internacionais de notícias. A vitória, porém, foi apertada. Ele apareceu à frente de Pete Buttigieg, segundo colocado (veja números abaixo).

O ex-vice-presidente Joe Biden, por meses apontado como o favorito para disputar a Casa Branca em novembro, não deve conseguir nem uma das 24 vagas de delegados que estavam em jogo no estado do Nordeste do país.

New Hampshire foi o segundo a realizar prévias do partido, após a confusão do caucus em Iowa, que teve inclusive um pedido de revisão parcial feito pelas campanhas dos dois primeiros colocados, Buttigieg e Sanders.

No total, o Partido Democrata irá enviar 3.979 delegados para sua convenção nacional, de 13 a 16 de julho, na qual será decidido o nome do candidato democrata à presidência. Para conquistar a nomeação, um pré-candidato precisa ter pelo menos 1.991 delegados a seu favor.

Surpresa de Amy Klobuchar

A surpresa ficou com o terceiro lugar de Amy Klobuchar, aproveitando uma onda de popularidade ampliada após um debate na última sexta-feira (7) e um desempenho considerado acima do esperado em Iowa, onde conquistou um delegado.

A senadora, representante de Minnesota, superou em votos Elizabeth Warren, do estado de Massachusetts, vizinho de New Hampshire, e que era apontada como a terceira colocada em praticamente todas as pesquisas.

“Embora ainda haja cédulas a serem contadas, vencemos as dificuldades a cada passo do caminho. Fizemos isso por mérito. Fizemos isso com ideias e fizemos com muito trabalho”, disse Klobuchar a eleitores em um discurso.

Otimista com os resultados desta terça, a campanha da senadora contratou anúncios de TV para as próximas prévias deste mês e anunciou que irá ampliar sua equipe para os estados da Super Terça, em 3 de março.

Com 95% dos votos apurados, o resultado parcial é o seguinte:

  • Bernie Sanders – 26% – 9 delegados até o momento
  • Pete Buttigieg – 24,4% – 9 delegados até o momento
  • Amy Klobuchar – 19,7% – 6 delegados até o momento
  • Elizabeth Warren – 9,3% – 0 delegados até o momento
  • Joe Biden – 8,4% – 0 delegados até o momento

Fonte: G1


Compartilhe esse post

Ler Anterior

Roberto Fernandes vê obrigação no estadual

Ler Próximo

Mais 39 pessoas a bordo de navio japonês estão infectadas pelo coronavírus, casos detectados a bordo já somam 174

Envie uma mensagem para o setor responsável.
WeCreativez WhatsApp Support
Flávio Amorim
Comercial
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Sheyla
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Vanessa
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
98 FM
Pedir Música
Acessível