Petróleo está se espalhando pelo litoral abaixo da superfície do mar, diz Marinha

 

A difusão do petróleo encontrado no litoral do Nordeste está ocorrendo abaixo da superfície do mar, segundo a Marinha do Brasil. Essa característica é diferente do esperado e dificulta localizar a origem e precisar a extensão do petróleo. “O caso é muito complexo e inédito na história do Brasil”, complementou a Marinha.

Litoral potiguar ainda é alvo dos resíduos de petróleo que tomaram conta de pelo menos 43 praias no Rio Grande do Norte desde o início do mês passado

Segundo a instituição, as hipóteses sobre a causa do petróleo no litoral são muitas, incluindo naufrágios de navios e derramamentos acidentais. Entretanto, a investigação considera remota a possibilidade de vazamento de um poço do território nacional e lavagem de tanques de navios, pelo volume do material recolhido.

Durante a investigação, a Marinha utilizou aeronaves e navios e não identificou o petróleo em alto-mar, apenas no litoral. Isso corrobora com a tese de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de que o vazamento ocorreu próximo à costa.

O inquérito aberto pelo órgão também analisa os dados do tráfego marítimo na área, informações de patrulha de navios e aeronaves, simulações computacionais sobre as influências de corrente no Atlântico Sul e análise dos perfis químicos dos resíduos coletados. Nesta semana, a Petrobras, que realiza essas analises, divulgou que os perfis são semelhantes ao petróleo venezuelano.

O Rio Grande do Norte é o Estado com mais pontos afetados pelas manchas de petróleo. Foram 23 áreas, segundo o Ibama. Os primeiros registros foram feitos em início de setembro. Desde então, as prefeituras tem tido dificuldade em realizar as limpezas das áreas afetadas.

Fonte: Tribuna do Norte

Comentários


Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/98fmnatal/www/wp-includes/functions.php on line 4597

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.