BUSCAR
BUSCAR
46 municípios do RN podem ficar sem oxigênio, Sesap pede apoio do Ministério da Saúde
Gestão estadual resolveu acionar o Ministério da Saúde, em busca de evitar eventuais crises. Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou nesta quarta-feira (17) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando apoio para encontrar alternativas para o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde dos municípios do Rio Grande do Norte que passam por dificuldades diante do crescimento dos casos de Covid-19 que necessitam de atendimento hospitalar. De acordo com o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), 46 cidades estão com entraves junto aos fornecedores para regularizar o abastecimento de oxigênio.

A Secretaria disse que 16 hospitais sob gerência da Sesap que recebem pacientes Covid seguem com abastecimento garantido regularmente pela empresa White Martins, seguindo o planejamento montado desde o início da pandemia em 2020 com investimento na melhoria na rede de gases.

Diante do quadro, a Sesap informou que entrou em contato com a sua fornecedora, a White Martins, para auxiliar os municípios, porém a empresa informou que não conseguiria abastecer os serviços de saúde municipais. Assim, a gestão estadual resolveu acionar o Ministério da Saúde, em busca de evitar eventuais crises.

Paralelamente, a Sesap disse que segue trabalhando em conjunto com as prefeituras para traçar estratégias de resolução do problema e garantir a regularidade do abastecimento às unidades hospitalares municipais.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]