O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton posou nesta segunda-feira (7) com o boné CPX, que ganhou notoriedade durante a campanha da eleição para presidente deste ano, ao ser usado pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
O boné foi entregue ao automobilista britânico por Renê Silva, fundador do jornal ‘Voz das Comunidades’, durante a cerimônia na Câmara Federal na qual Hamilton ganhou o título de cidadão brasileiro honorário.
A sigla CPX significa “complexo” abreviação que se refere a conjuntos de comunidades no Rio. Opositores de Lula, que foi eleito presidente pela terceira vez no último dia 30, difundiram fake news sobre o significado da sigla, afirmando que ele seria uma referência a uma facção criminosa.
Lewis Hamilton disse se sentir honrado com a homenagem.
“É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil”, afirmou o piloto.
O projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). O relator da resolução foi o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).
Na justificativa para concessão do título, Figueiredo citou a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além de uma homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo, em 2021.
Na ocasião, o inglês usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.
Por se tratar de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.
Na solenidade desta segunda, Hamilton voltou a homenagear Senna e o chamou de herói. “Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna.”
Fonte: g1