Neste domingo, 6 de outubro, mais de 155 milhões de eleitores foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.569 municípios do País. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores registrados, se nenhum dos candidatos a prefeito obtiver mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno está previsto entre os dois candidatos mais bem votados. Nestes casos, a etapa derradeira da eleição está marcada para 27 de outubro, último domingo do mês.
O segundo turno nas eleições para cargos do Executivo foi instituído com a Constituição de 1988. Até então, presidentes, governadores e prefeitos eram votados em turno único. São 103 as cidades brasileiras em que há mais de 200 mil eleitores registrados, permitindo a ocorrência de um segundo turno, se necessário. Somado, o eleitorado brasileiro que está sujeito a um segundo turno em 2024 é de 60.541.904.
Nas eleições de 2024, pela primeira vez na história, todas as capitais estaduais permitirão a ocorrência de um segundo turno: até a eleição municipal passada, em 2020, Palmas, capital do Tocantins, não contava com o quórum de eleitores necessários para a ocorrência segundo turno.
Fonte: Estadão