Por Mycleison Costa
Nesta segunda-feira (1), deputados e senadores escolhem quem presidirá as duas Casas pelos próximos dois anos. A eleição no Senado está marcada para começar às 14h, enquanto a da Câmara tem horário inicial previsto para às 19h. Nem Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara, nem Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, podem se reeleger. As votações serão presenciais em ambas as Casas, por determinação das mesas diretoras de cada uma. O voto é secreto e todos os deputados e senadores, em pleno exercício da função, são aptos a votar.
No senado, os dois principais nomes da disputa são Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Pacheco, no entanto, é amplo favorito a vencer a eleição, por contar com o apoio de Davi Alcolumbre, do presidente da República, Jair Bolsonaro, e até mesmo de parte da oposição ao governo, como é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT). Simone Tebet, abandonada pelo próprio partido, insiste em uma candidatura independente alicerçada na bandeira do “lavajatismo”. Outra parlamentar disputa a vaga.
A reunião de preparação para a eleição está marcada para às 14h, e necessita de um quórum de 14 senadores para ser iniciada. Contudo, a votação propriamente dita só pode começar com a maioria absoluta dos votantes, ou seja, 41 dos 81 senadores.
Para ser eleito presidente do Senado, o candidato precisa ter no mínimo 41 votos dos colegas da Casa.
Já na Câmara dos Deputados, onde nove parlamentares disputam a presidência, correm à frente o candidato apoiado por Rodrigo Maia, Baleia Rossi (MDB-SP), e o governista Arthur Lira (PP-AL). Lira, apadrinhado pelo presidente Bolsonaro, conquistou diversos apoios nas últimas semanas e se tornou o favorito para vencer a eleição. Enquanto isso, Rossi, que começou como o candidato a ser batido, perdeu aliados e agora busca reconquistar votos. O candidato do MDB conta, além do apoio de Maia, com os votos de partidos da oposição como PT, PDT e PC do B.
O prazo para inscrição de novas candidaturas à presidência da Câmara termina às 17h. Após esse horário, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.
Pelo regimento da Casa Legislativa, é necessário um mínimo de 257 votos, entre os 513 deputados, para que um candidato seja eleito.
Conheça os candidatos que disputam a presidência das casas:
Senado
Rodrigo Pacheco (DEM-MG);
Simone Tebet (MDB-MS);
Lasier Martins (Podemos-RS).
Câmara
Arthur Lira (PP-AL);
Alexandre Frota (PSDB-SP);
André Janones (Avante-MG);
Baleia Rossi (MDB-SP);
Capitão Augusto (PL-SP);
Fábio Ramalho (MDB-MG);
General Peternelli (PSL-SP);
Luiza Erundina (PSOL-SP);
Marcel van Hattem (Novo-RS).