BUSCAR
BUSCAR
A matemática do acesso para a Série C

O futebol não é uma ciência e portanto não é regido pela matemática, mas existem cálculos que consideram vários fatores e que determinam quais clubes tem mais ou menos chances de sucesso.

Segundo o doutor em estatística Marcelo Arruda, desenvolvedor do site Chance de Gol, quatro clubes, atualmente, têm maiores chances do acesso. São os times com maior probabilidade de avançar às semifinais, fase que garante ida à Série C do Brasileiro de 2022.

Ferroviária: 68,4%

Atlético-CE: 43,7%

Aparecidense: 43,4%

América-RN: 40,3%

Campinense (39,8%), Uberlândia (38,3%) e Caxias (37,5%) também dividem, neste cenário, os maiores números da “estatística do acesso”. Na outra ponta, Esportivo (1%), Paragominas (4%), Guarany de Sobral e Moto Club (5%) são as equipes com o menor porcentagem de chegar ao acesso.

Todos esses números são calculados a partir do retrospecto dos times nos últimos 12 meses nos campeonatos disputados no Brasil (ou seja, as quatro séries do Brasileiro, as Copas Verde, do Nordeste e do Brasil e os 27 campeonatos estaduais) em função do retrospecto, existem times que são considerados melhores que outros e, consequentemente, possuem maiores probabilidades de vitória, classificação e acesso, por exemplo, que seus adversários. Marcelo Arruda

A Série D do Brasileiro define neste fim de semana os oito classificados para as quartas de final. Marcelo Arruda também calculou as chances de classificação para essa fase da competição. Quem avança?

Ferroviária 96% – rival será o Esportivo

Caxias: 91% – rival será o União Rondonópolis

Atlético-CE: 90% – rival será o Paragominas

América-RN: 83% – rival será o Moto Club

Campinense: 83% – rival será o Guarany de Sobral

Aparecidense: 72% – rival será o Cianorte

Uberlândia: 69% – rival será o Joinville

ABC: 74% – rival será o 4 de Julho

 

Por Josiel Martins — Teresina/ GE

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]