ABC e América divulgam nota repudiando violência de torcedores

Ação institucional que deveria ser seguida de ação prática contra organizadas envolvidas em atos violentos

 

ABC e América repudiam violência de torcedores. Foto ilustrativa

Após as cenas de violência protagonizadas por marginais travestidos de torcedores, ocorridas na última sexta-feira em Natal, ABC e América soltaram uma nota de repúdio.

Um  gesto instititucional dos dois maiores clubes do RN, que deveriam também adotar medidas práticas contra as conhecidas torcidas organizadas que sempre aparecem em episódios de violência. Todos sabem quais são e a nota conjunta de repúdio é uma medida timida sem nenhum efeito prático.

 

NOTA
Os centenários ABC Futebol Clube e América Futebol Clube vêm a público manifestar repúdio aos crescentes eventos de violência de torcidas organizadas ocorridos nas últimas semanas.

Em momento tão conturbado de nossas vidas – em que a reflexão deveria ser uma atividade de todos depois do que presenciamos nos últimos meses por conta de um vírus que nos deixou incrédulos e que foi capaz de mudar para sempre as nossas vidas. Depois de convivermos tão proximamente da morte que até hoje está à nossa espreita e depois de termos perdido tantas e tantas pessoas próximas – atos de violência não mais deveriam ocorrer, sob qualquer circunstância.

Mais uma vez, agressores, que se rotulam como torcedores organizados, replicaram atos de covardia e desrespeito uns contra os outros.

O termo agressor faz-se necessário, para distingui-los dos reais torcedores, pois estes, que apesar de sofrerem com resultados adversos ou qualquer outro motivo, em momento algum partiriam para a ignorância e selvageria vistas nestes últimos episódios.

Há necessidade urgente de rápida resposta em todos os casos. O Estatuto do Torcedor, que é Lei Federal, em seu artigo 1ºA, impõe a todos, inclusive aos torcedores, a responsabilidade em conter a violência nos esportes.

É inadmissível que, nos dias de hoje tenhamos que conviver ou pactuar com atitudes como estas, contra atletas ou quaisquer outros envolvidos. Importante que se diga BASTA À VIOLÊNCIA E A IMPUNIDADE.

ABC e América se colocam contra toda forma de manifestação violenta.

É compromisso das instituições incitar e incentivar o respeito a todo ser humano, valorizando a paz e a convivência pacífica e os direitos à proteção à vida e ao direito de torcer.


Ler Anterior

Lote com vacinas de Oxford chega ao RN

Ler Próximo

Dnit interdita a partir de amanhã até sexta-feira trecho da Av. Tomaz Landim