BUSCAR
BUSCAR
Álvaro Dias cobra recursos para o Hospital Municipal de Natal em reunião com ministros
(Foto: Divulgação/Secom)

Por Redação

Nesta terça-feira (1), o prefeito Álvaro Dias cumpriu agenda em Brasília e se reuniu com os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Entre as pautas dos encontros estava a construção do Hospital Público Municipal, no bairro Pitimbu.

Segundo a prefeitura, na reunião com o ministro Marcelo Queiroga, Álvaro Dias também solicitou mais recursos, insumos, materiais e vacinas para ampliar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Natal.

Queiroga reiterou o compromisso do Governo Federal em atender as solicitações da Prefeitura do Natal e se comprometeu a agilizar as tratativas dentro do Ministério para que os investimentos previstos para a construção do Hospital Municipal cheguem à capital potiguar.

“O sonho da construção do Hospital Público Municipal está mais próximo. É com esse sentimento que saio desta reunião. O ministro Marcelo Queiroga mostrou muita sensibilidade e tenho a plena convicção de que os recursos serão liberados brevemente. Além disso, também saímos otimistas em relação às solicitações relacionadas ao combate à pandemia.”, disse Álvaro Dias.

O projeto para a construção do Hospital elaborado pela Prefeitura está orçado em R$ 100 milhões. Uma emenda coletiva da bancada parlamentar do Rio Grande do Norte no valor de R$ 26 milhões já foi encartada ao Orçamento Geral da União para execução da obra. A Prefeitura busca junto ao governo federal o restante dos recursos.

Já na reunião com o ministro Rogério Marinho,  segundo o prefeito foi discutida a ampliação da parceria entre as gestões municipal e federal.

Hospital Público Municipal de Natal

A unidade vai se destinar ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal com uma população de mais de 800 mil habitantes, podendo abranger usuários do SUS de outros municípios do Rio Grande do Norte com as devidas pactuações que o sistema de saúde prevê.

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h a pacientes adultos e pediátricos com traumas ortopédicos de baixa complexidade e atendimentos ginecológicos e obstétricos para gestantes de risco habitual e alto risco.

O hospital deverá ser construído em um terreno com 17.976,92m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, bairro Pitimbu.

*Com informações da Secom

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]