BUSCAR
BUSCAR
Após Natal ficar sem Coronavac, Estado diz que cabe aos municípios o gerenciamento dos estoques

 RN tem atualmente a reserva técnica de 10.811 doses de Coronavac. Foto: Alex Régis

Nesta segunda-feira (12) a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) disse que a vacinação da segunda dose da Coronavac estava suspensa, pois o estoque enviado ao município para este fim já havia sido utilizado. No final da tarde desta segunda, o Governo do Rio Grande do Norte emitiu uma nota explicando que Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) ao receber as doses do Ministério da Saúde (MS) distribui para os municípios e cabe as cidades gerenciar o seu estoque.

Sesap esclareceu que a cada remessa que recebe do Ministério da Saúde emite notas orientadoras para os municípios, sobre que público deve ser utilizada aquelas determinadas doses da vacina contra a Covid-19, levando em consideração o cálculo estimativo da população do Ministério, as faixas de idade e os públicos prioritários.
Assim, a cada remessa, o MS orienta quais públicos devem ser atendidos com as doses, o que é repassado pela Sesap aos municípios, apontando uma quantidade estimada para evitar a falta de imunizantes.

A Secretaria disse que acompanhou a distribuição de doses no dia 2 de abril, e pontuou a necessidade do uso adequado das doses (Dose 1 e Dose 2) cada uma para a sua finalidade, e enfatizou a orientação dos municípios a não utilização das doses fora dos grupos estimados pois tal conduta poderia prejudicar a garantia do acesso aos públicos prioritários que ainda não tiveram acesso à primeira dose.

O RN tem atualmente a reserva técnica de 10.811 doses de Coronavac e 2385 de Oxford, que segundo a Sesap devem ser preservadas sob a tutela da Secretaria para perdas técnicas ou para redistribuição com os grupos prioritários. A Secretaria reforçou ainda que os municípios devem seguir estritamente os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização.

A vacinação contra Covid-19 em Natal continua para aplicação da primeira dose para os idosos de 63 anos+ e para a segunda dose com imunizante da Oxford.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]