Bolivianos vão às urnas neste domingo para eleições presidenciais

Bolívia realiza sua primeira eleição presidencial sem Evo Morales em mais de 20 anos

Lapaz 15 11 2019 Manifestações contra a nova presidente provisória da Bolivia imagens publicadas no twitter de Nicolas Maduro. foto Twitter

O primeiro turno das eleições para a presidência da Bolívia acontece neste domingo (18). Os eleitores escolhem quem vai substituir Jeanine Añez, a presidente interina que assumiu em novembro de 2019, após a anulação da votação daquele ano e os distúrbios que levaram Evo Morales a renunciar.

As urnas ficam abertas das 9h às 18h (hora de Brasília), mas neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os eleitores não terão todo o dia para votar. O tribunal eleitoral definiu um divisão entre os votantes de acordo com o último dígito da cédula de identidade: os que terminam com números de 0 a 4 votam pela manhã, e os de 5 a 9, pela tarde.

Essas são as primeiras eleições na Bolívia sem a participação de Evo Morales desde 1997.

A eleição pode ser decidida já no primeiro turno se um dos candidatos tiver pelo menos 40% dos votos válidos e mais de dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado. Se ninguém conseguir esse resultado, um segundo turno está marcado para o dia 29 de novembro.

Fonte: G1


Ler Anterior

Brasil ficará sem horário de verão pelo segundo ano seguido

Ler Próximo

Pesquisa mostra aumento da confiança de professores para ensino online