Bolsonaro diz que coronavírus é ‘superdimensionado’ e fala em fraude na eleição de 2018

Presidente discursou para apoiadores nos EUA

Compartilhe esse post

Em um discurso no qual chorou e arrancou risos da plateia de apoiadores da comunidade brasileira em Miami, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o derretimento global dos mercados nesta segunda-feira, dia 9 — que ceifou R$ 90 bilhões de valor de mercado da Petrobras e fez a Bovespa fechar em baixa de 12% — é resultado da reação à epidemia de coronavírus, que ele avalia ser “superdimensionado”.

Quase um ano e meio após vencer a corrida presidencial, Bolsonaro também lançou dúvidas sobre a lisura de sua própria eleição, ao dizer que possuía “provas” de que teria havido fraude no processo e que ele, na verdade, deveria ter sido eleito em primeiro turno. Bolsonaro mencionou o ataque a faca que sofreu, o que gerou comoção no público local, majoritariamente evangélico. No começo do evento, o pastor Leidmar Lopes, presidente da Associação de Pastores do Sul da Flórida, chegou a puxar uma oração pela saúde de Bolsonaro e afirmou que se autoexilou por não enxergar, até a eleição do então candidato do PSL, solução para os problemas brasileiros: “O senhor é a resposta às nossas orações”, disse.

Em ambiente amplamente favorável, o presidente sugeriu ainda que as manifestações populares do dia 15 de março poderiam até ser canceladas caso os parlamentares aceitem devolver ao Executivo o total de R$ 30 bilhões do Orçamento impositivo — atualmente, metade desse valor está destinado a emendas parlamentares e o restante voltou para o Planalto, em uma negociação feita pelos líderes partidários e os articuladores políticos de Bolsonaro na semana passada.

‘Está superdimensionado o poder destruidor desse vírus’ O coronavírus, presente hoje em 97 países, é o pivô de uma desavença entre Arábia Saudita e Rússia, duas das maiores produtoras mundiais de petróleo do mundo. Por conta da epidemia — que já contabiliza 105 mil casos no mundo (25 no Brasil), com 3,8 mil mortes —, milhares de indústrias paralisaram suas produções, escolas fecharam, cidades inteiras foram colocadas em quarentena, o que acarretou em forte redução no consumo de combustíveis fósseis.

Diante da queda na demanda, o preço do barril de petróleo começou a declinar e a Arábia Saudita propôs que os produtores diminuíssem em 1,5 milhão de barris a sua produção diária, para controlar o preço. A Rússia não aceitou a proposta. Em retaliação, o país árabe ordenou que sua petrolífera passasse a produzir à máxima capacidade e inundou o mercado de petróleo, o que derrubou o preço do barril em 30% e provocou um efeito cascata nas bolsas de valores ao redor do mundo nessa segunda-feira.

Fraude nas eleições

“Minha campanha, eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas, no meu entender, teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar”, disse. Interpelado pela imprensa na saída do evento, ele não respondeu sobre quais provas seriam essas.

“Nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, (é) passível de manipulação e de fraudes. Então, eu acredito até que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar, e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento.” Ao mencionar a campanha, Bolsonaro rememorou ainda a facada que levou durante ato de campanha em Minas Gerais, em setembro de 2018. Nesse momento, ele chegou a chorar duas vezes.

“Quando cheguei em Juiz de Fora, mais de 40 mil pessoas na praça, Haufman, falei para o pessoal que estava comigo, como já era campanha, eu tinha a Polícia Federal do meu lado. Falei que era a última vez que eu enfrentaria o povo daquela forma, de peito aberto. Porque eu falei “vão me matar”. Infelizmente foi a última vez. Aconteceu, mas graças a Deus, por um milagre, segundo os médicos, eu sobrevivi”. Ao que a plateia respondeu: “Amém”.

Fonte: UOL


Compartilhe esse post

Ler Anterior

Bolsas europeias operam em alta após forte perdas do dia anterior

Ler Próximo

Jogador do ABC tem lesão confirmada e desfalcará time por cerca um mês

Envie uma mensagem para o setor responsável.
WeCreativez WhatsApp Support
98 FM
Pedir Música
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Flávio Amorim
Comercial
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Sheyla
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Vanessa
Vendas
Acessível