Bolsonaro e Putin discutem compra e produção da vacina Sputnik V

Presidentes conversaram por telefone nesta terça-feira (6)

(Foto: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro conversou por telefone nesta terça-feira (6) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo. De acordo com o material de divulgação, os chefes de Estado trataram da compra e da produção da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V.

O primeiro lote do imunizante 100% produzido em solo brasileiro foi apresentado pela União Química no último dia 30. A empresa brasileira, com sede no Distrito Federal, é parceira do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF).

Sputnik V ainda não tem autorização para uso emergencial no Brasil. O pedido feito pela farmacêutica ainda é estudado pela Anvisa.

Bolsonaro divulgou vídeo em rede social com comentários sobre a conversa por telefone. O presidente disse esperar que, caso a Anvisa dê aval ao imunizante russo, a Sputnik V possa ser produzida no Brasil.

“Uma conversa muito produtiva. Se Deus quiser, brevemente estaremos resolvendo essa questão da vacina Sputnik”, disse Bolsonaro.

Confira a nota divulgada pelo Governo Federal:

O Presidente Jair Bolsonaro realizou telefonema ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta terça-feira (6). Ele estava acompanhado dos Ministros da Relações Exteriores, Saúde, Secretaria-Geral, Secretário de Assuntos Estratégicos e Diretor-Presidente da ANVISA.

Os assuntos abordados foram: a aquisição e fabricação da vacina Sputnik no Brasil; comércio entre os dois países; cooperação na indústria de defesa; ciência e tecnologia. O Presidente Bolsonaro enfatizou a necessidade de que mais frigoríficos brasileiros sejam liberados para exportação àquele país.

Secretaria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações

Com informações complementares do G1

 


Ler Anterior

Projeto Governo Cidadão no RN é prorrogado pelo Banco Mundial até 2022

Ler Próximo

RN já perdeu mais de 2 mil doses de vacina contra Covid-19