A classificação para o mata-mata da Série D já está encaminhada, mas o discurso no América é de atenção máxima para a reta decisiva da competição. O lateral-esquerdo Charles afirmou que o alvirrubro não deve se preocupar com possíveis adversários e fez um alerta sobre os riscos das fases eliminatórias.
“Quem quer subir não pode escolher adversário“, resumiu o jogador.
A declaração surge em um momento em que a torcida americana já começa a projetar os confrontos da próxima fase. Para Charles, porém, o foco deve estar no desempenho da própria equipe e não em eventuais cruzamentos do mata-mata.
Experiência serve de alerta
O lateral relembrou uma situação vivida na temporada passada quando defendia o ASA–AL. A equipe alagoana terminou a primeira fase com a melhor campanha geral da competição, mas acabou eliminada por um adversário teoricamente mais fraco.
“Tenho um exemplo do ano passado. O ASA foi líder geral praticamente durante todo o campeonato. A gente pegou o último colocado classificado e acabou sendo eliminado. Então não tem essa de escolher adversário“, afirmou.
A experiência reforça o entendimento do elenco americano de que o acesso será conquistado pela regularidade e pela capacidade de competir em qualquer cenário.
Pausa chega em momento importante
Charles também avaliou positivamente o período sem jogos vivido pelo América antes da última rodada da fase de grupos.
De acordo com o lateral, o intervalo permite recuperar atletas desgastados fisicamente e corrigir aspectos importantes para a sequência da competição.
“É um período bom para continuar se preparando, recuperar as energias e ajustar algumas coisas que precisamos melhorar para entrar nessa reta final bem preparados e fortes“, destacou.
Disputa interna fortalece elenco
O jogador também falou sobre a concorrência por posições no elenco. “A gente tem que estar sempre preparado, seja como titular ou reserva. Temos um elenco muito qualificado, com jogadores do mesmo nível em todas as posições. Às vezes é o momento ou uma opção do treinador. O importante é continuar trabalhando“, disse.
Clima de decisão já começou
Mesmo antes do início oficial do mata-mata, o lateral entende que o América já precisa encarar os próximos compromissos com atmosfera de decisão. Charles acredita que o confronto diante do Sousa-PB deve servir como preparação para os desafios eliminatórios que virão na sequência.
“Temos que começar a entrar no clima do mata-mata. É uma reta final e precisamos estar preparados independentemente de quem venha pela frente. Esse jogo já serve como preparação para que a gente chegue muito forte na próxima fase e consiga o acesso“, concluiu.