BUSCAR
BUSCAR
Com vacinas sobrando e perto de vencer, cidade do RN quer começar a imunizar adolescentes, mas Sesap proíbe
Campanha de vacinação contra a Covid-19 em Baía Formosa já atinge população acima de 18 anos – Foto: Prefeitura de Baía Formosa / Reprodução
Da Redação da 98 FM

Mesmo com vacinas sobrando, o município de Baía Formosa, localizado no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, foi proibido pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) de começar a imunizar adolescentes com idade acima de 12 anos contra a Covid-19.

O município quer avançar para essa faixa etária (a dos adolescentes) porque já baixou a vacinação para todos acima de 18 anos. Até agora, foram quase 8 mil doses de vacina aplicadas, entre 1ª dose, 2ª dose e dose única. Com a negativa da Sesap, doses de vacinas podem acabar no lixo, já que uma parte dos imunizantes em estoque está perto de vencer, segundo o PORTAL DA 98 FM apurou. Ao todo, estão sobrando 340 doses de vacina.


Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o município de Baía Formosa ainda não pode avançar na vacinação dos adolescentes porque não atingiu a meta de pelo menos 90% da população adulta imunizada com ao menos uma dose. Hoje, segundo o “RN Mais Vacina”, a cidade tem 84% da população acima de 18 anos vacinada.


Esse tinha sido o combinado na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do Estado e das prefeituras para discutir assuntos relativos à vacinação. Todos os municípios precisam seguir o acordo, para não desorganizar a campanha de imunização no Rio Grande do Norte.


Questionada sobre o risco de perda das vacinas, a Secretaria Estadual de Saúde disse que sugeriu à Prefeitura de Baía Formosa que intensifique a campanha de vacinação para alcançar a meta e, sobretudo, para vacinar pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Hoje, Baía Formosa tem apenas 34% da população adulta totalmente vacinada (com dose única ou duas doses).


Se Baía Formosa não conseguir usar todas as doses, a indicação da Sesap é que o município devolva as vacinas excedentes ao Governo do Estado para que seja feita uma redistribuição para as cidades que têm uma demanda maior e que ainda não conseguiram reduzir faixa etária para o mínimo permitido até o momento.

“Assim como aconteceu desde o início da campanha de vacinação da população adulta, o município só deve avançar a vacinação dos demais grupos quando cumprida a vacinação do grupo prioritário anterior”, enfatizou a Sesap, em nota ao PORTAL DA 98 FM.

A Sesap acrescenta ainda que, inicialmente, só poderão ser vacinadas adolescentes grávidas ou puérperas e que, no sistema, só constam 4 pessoas nessa condição em Baía Formosa.

“Nesse sentido, a orientação é que Baía Formosa oficialize o pedido de mudança no quantitativo estimado da população no RN+Vacina, de acordo com a realidade local; alimente na plataforma RN + Vacina com os dados da população vacinada; intensifique a campanha de vacinação com o objetivo de atingir a meta de 90% da população adulta vacinada; realize a busca ativa para completar o esquema vacinal dos munícipes com a D2 em atraso; bem como, efetue a devolução do quantitativo de doses que estão sobrando e próximos ao prazo de validade, a fim que elas sejam redistribuídas para os demais municípios da região”, emendou a pasta.

Confira a nota na íntegra:

“GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA

NOTA

Natal (RN), 1º de setembro de 2021.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que, conforme deliberação e orientação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi pactuado com todos os 167 municípios potiguares que o início da vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, começando pela vacinação de gestantes e puérperas nessa faixa etária, está condicionado a vacinação de 90% da população adulta. Assim como aconteceu desde o início da campanha de vacinação da população adulta, o município só deve avançar a vacinação dos demais grupos quando cumprida a vacinação do grupo prioritário anterior.

Em relação ao município de Baía Formosa, a Sesap informa que o município possui registrado somente 4 gestantes e puérperas na faixa etária de 12 a 17 anos e conta com a sobra de 340 doses de vacinas contra Covid-19. Segundo dados da plataforma RN + Mais Vacina, Baía Formosa vacinou 83,55% da população adulta (com 18 anos ou mais) e 33,57% desse grupo com a segunda dose ou dose única. Nesse sentido, a orientação é que Baía Formosa oficialize o pedido de mudança no quantitativo estimado da população no RN+Vacina, de acordo com a realidade local; alimente na plataforma RN + Vacina com os dados da população vacinada; intensifique a campanha de vacinação com o objetivo de atingir a meta de 90% da população adulta vacinada; realize a busca ativa para completar o esquema vacinal dos munícipes com a D2 em atraso; bem como, efetue a devolução do quantitativo de doses que estão sobrando e próximos ao prazo de validade, a fim que elas sejam redistribuídas para os demais municípios da região. Assim, o avanço na vacinação dos demais grupos prioritários na faixa etária de 12 a 17 anos está condicionada ao atingimento da meta de 90% da população adulta vacinada, conforme deliberado na CIB.”


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]