Coronavírus: 234 pessoas morreram aguardando um leito no RN

O número de leitos críticos disponíveis no Estado até a segunda-feira, 29, era de 14 leitos, capaz de atender a apenas 38,8% das pessoas que aguardavam na fila.

Compartilhe esse post

No Rio Grande do Norte, 234 pessoas morreram enquanto aguardavam na lista de regulação por um leito para tratamento. De acordo com dados da plataforma Regula RN, que dispõe dos dados oficiais sobre ocupação de leitos no Estado, o óbito dos pacientes é a segunda principal causa de cancelamento nas solicitações por leitos no RN, atrás apenas da expiração da solicitação. As 234 mortes correspondem a 24,9% das 937 mortes por covid-19 confirmadas pela Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap) até o último domingo, 28.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 36 pacientes na fila de regulação à espera de leitos críticos, e outros 41 aguardam a transferência para leitos clínicos. O número de leitos críticos disponíveis no Estado até a segunda-feira, 29, era de 14 leitos, capaz de atender a apenas 38,8% das pessoas que aguardavam na fila.
O número de leitos clínicos disponíveis, no entanto, supera a quantidade de pessoas que aguardam transferência. São 66 leitos clínicos disponíveis para 41 pacientes. Muitos, no entanto, se deparam com outro obstáculo: a existência de transporte para levá-los até o hospital regulado. Ao todo, 24 pacientes aguardam transporte neste momento no Rio Grande do Norte.
A impossibilidade de transporte é a terceira maior causa de cancelamento de solicitações por leito no Estado, de acordo com o Regula RN. Ao todo, 149 solicitações foram canceladas por esse motivo, o que corresponde a 12% do total de cancelamentos. Os óbitos, por sua vez, representam 18,9% deste total. De acordo com o portal, “solicitação “expirada” é aquela que está há mais de 48 horas sem atualização do quadro clínico do paciente”.
Até a segunda-feira, o RN contava com 225 pacientes internados em leitos clínicos por covid-19, uma taxa de ocupação de 82,22% do total da rede. Outros 320 pacientes encontram-se internados em leitos clínicos, totalizando uma ocupação de 69% para essa categoria.
Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe esse post

Ler Anterior

Coronavírus: RN tem 994 mortes confirmadas; veja números atualizados

Ler Próximo

ANS determina que planos de saúde façam cobertura de testes de Covid-19

Envie uma mensagem para o setor responsável.
WeCreativez WhatsApp Support
98 FM
Pedir Música
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Flávio Amorim
Comercial
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Sheyla
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Vanessa
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Peça uma Pizza
Acessível