Coronavírus: Sesap investiga quatro mortes suspeitas no RN

De acordo com boletim epidemiológico, são três casos em Assu e um em Parnamirim. Dados foram divulgados nesta sexta (27).

O secretário Cipriano Maia informou, no início da tarde desta sexta-feira (27), que a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, investiga se quatro pessoas morreram com coronavírus. Ao todo, o estado conta com 28 casos de pacientes confirmados para a doença e mais de 1,1 mil casos suspeitos.

“A investigação de óbitos não foi concluída. Tem quatro óbitos que estão sob suspeita, está em investigação. É um trabalho demorado que você tem que estudar desde o vínculo epidemiológico, o prontuário médico, a escuta dos profissionais. Os casos de óbitos com suspeita ou diagnóstico clínico não precisam ir para Serviço de Verificação de Óbitos, porque o sistema não daria conta. Esses resultados, não temos hoje ainda”, afirmou durante entrevista coletiva com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Segundo o boletim epidemiológico publicado minutos após a entrevista, os quatro casos são um de uma paciente de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, e três de Assu, na região Oeste potiguar.

“Dentre os 1.176 casos suspeitos, o RN conta com 04 que evoluíram para óbito, os quais permanecem em investigação até que seja determinada a causa básica do óbito”, diz o boletim.

Segundo o documento, na ocorrência de óbitos que apresentaram “clínica sugestiva” (suspeita) para Covid-19, “caso a coleta do material biológico não tenha sido realizada em vida, deve-se proceder com a coleta ‘post mortem’ no serviço de saúde, para posterior investigação da vigilância epidemiológica”.


Ler Anterior

Coronavírus: mais de três mil prostitutas ficam sem trabalho

Ler Próximo

Coronavírus: Itália tem quase mil mortes causadas pela Covid-19, o recorde diário