BUSCAR
BUSCAR
Covid-19: Sesap irá repassar 2,8 mil doses da reserva técnica para vacinação em Natal

No começo da semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) suspendeu, mais uma vez, a aplicação da segunda dose da CoronaVac. A pasta municipal informou que todas as doses repassadas pelo Estado ao Município na sexta-feira (16), tinham sido ministradas e se esgotaram nas primeiras horas da manhã da segunda-feira (19). Atualmente, seguem sendo vacinados os idosos de 63 anos e mais, e profissionais da Saúde, com a primeira dose da vacina de Oxford, e também com a segunda dose desse imunizante.

Para tentar reverter a situação, a Câmara Técnica de Imunização do Rio Grande do Norte definiu, na tarde dessa quinta-feira (22), que as doses da reserva serão utilizadas em Natal. A Sesap informou que, com a chegada do novo lote nesta sexta-feira, o Estado passará a contar com uma reserva técnica de 19.461 doses (atualmente são 11.501). A reserva técnica é utilizada, inicialmente, em caso de perdas de vacina. Com a remessa que chegará do Ministério da Saúde e a retirada da reserva, Natal somará 4,9 mil doses da CoronaVac para a segunda aplicação. O total ainda está abaixo do número de pessoas que estão com o prazo para receber a segunda dose vencido.

Dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) dão conta de que 17.137 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada em Natal. Desse total, 17.131 já deveriam ter recebido a segunda dose da CoronaVac/Butantan e 6, da Oxford/AstraZeneca.

Ainda de acordo com os números, para 2.266 pessoas em Natal, o prazo para receber a segunda dose do imunizante contra a covid-19 vencerá na próxima semana, sendo que 1.260 aguardam pela segunda aplicação da CoronaVac/Butantan e 1.006 que esperam pela segunda dose da Oxford/AstraZeneca.

Por causa da retirada das doses da reserva para Natal, a Câmara Técnica decidiu enviar 7.110 doses (também retiradas da reserva) e reparti-las de forma equitativa entre os outros 166 municípios potiguares. “A decisão foi pactuada pela Câmara Técnica. Decidiu-se não ser justo que somente Natal recebesse vacinas da reserva”, informou a Sesap. Para os outros 166 municípios, no entanto, as doses serão destinadas à primeira aplicação.

 

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]