BUSCAR
BUSCAR
CPI da Covid ouve nesta quinta-feira Danilo Trento, empresário apontado como ‘sócio oculto’ da Precisa Medicamentos; acompanhe
Danilo Trento será ouvido pela CPI – Foto: Reprodução

CPI da Covid recebe nesta quinta-feira, 23, o empresário Danilo Trento. Os senadores querem esclarecer a participação dele na compra da vacina indiana Covaxin e seu envolvimento com Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, empresa intermediária da farmacêutica Bharat Biotech na aquisição do imunizante. A CPI suspeita que Trento seja “sócio oculto” da Precisa.

A transação comandada pela Precisa, que acabou cancelada pelo governo federal após o contrato entrar na mira da CPI, é uma das principais linhas de investigação da comissão. A vacina indiana foi negociada ao preço de US$15 a dose, a mais cara entre todas as analisadas pelo governo, totalizando R$ 1,6 bilhão. A verba chegou a ser empenhada (reservada formalmente no Orçamento da União) para a compra, mas nenhum pagamento foi efetivado.

Trento chega para depor amparado por um habeas corpus concedido pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe garante o direito de não responder a perguntas que possam incriminá-lo. O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues, é o autor do requerimento de convocação do empresário. Segundo o documento, Trento é sócio da empresa Primarcial, com sede em São Paulo, no mesmo endereço está registrada também a empresa Primares, cujo sócio é Francisco Maximiano.

“Recebemos também informações de que Danilo e Maximiano viajaram juntos à Índia para as negociações em torno dos testes de covid e da vacina Covaxin”, afirmou Randolfe. Segundo ele, Trento seria “o verdadeiro dono” da Precisa.

Fonte: Estadão


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]