BUSCAR
BUSCAR
Desenvolvedora da vacina da AstraZeneca diz que doses de reforço não são necessárias para todos
Uma das cientistas participantes no desenvolvimento da vacina da AstraZeneca diz que reforço não é para todos Foto: Miguel Medina/AFP

Os reforços (terceira dose) para estender a proteção das vacinas contra a covid-19 podem ser desnecessários para muitas pessoas. Foi o que disse nesta sexta-feira uma das principais cientistas participantes do desenvolvimento de vacina da AstraZeneca.

A professora da Universidade de Oxford, Sarah Gilbert, declarou ao jornal The Telegraph que a imunidade da vacina continua alta, inclusive contra a variante Delta. Ainda que as pessoas de idade avançada e aquelas com sistema imune debilitado exijam reforços (terceira dose), o padrão de duas aplicações oferece uma proteção a longo prazo para a maioria das pessoas, segundo a especialista.

“Vamos rever cada situação. Aqueles com sistema imunológico comprometido e idosos receberão doses de reforço”, afirmou. “Mas não creio que necessite de reforço para todos. A imunidade é prolongada na maioria das pessoas.”

Gilbert fez as declarações em um momento em que a Comissão Conjunta de Vacinação e Imunização, que é um painel de especialistas que assessora o governo britânico, deve emitir uma recomendação nos próximos dias sobre o alcance de qualquer campanha de reforço de vacinação. O médico regulador da Grã-Bretanha disse nesta quinta-feira que as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca eram seguras para reforços.

O secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, disse que vai antecipar a campanha de doses de reforço e iniciar ao final deste mês.

Gilbert afirmou que a prioridade global deve ser a de levar mais vacinas aos países com uma oferta limitada. “Precisamos levar as vacinas aos países que, até o momento, têm poucas pessoas imunizadas”, comentou. “Temos de fazer um trabalho melhor neste aspecto. A primeira dose tem um impacto maior.”

Fonte: Estadão


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]