STTU anuncia aumento de 30% no número de viagens durante os horários de pico

Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil

Por Redação

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou que vai aumentar em 30% o número de viagens de ônibus no horário de pico durante a pandemia. A medida, segundo a secretaria, visa diminuir as aglomerações no transporte público.

O acréscimo nas viagens vai acontecer entre às 6h e 7h e 17h e 18h, que são os horários com maior fluxo de passageiros. Contudo, para isso não serão destinados mais ônibus e trabalhadores na frota, o que vai acontecer é um remanejamento de viagens que são oriundas de horários com baixa demanda.

Segundo o diretor de planejamento da STTU, Nilton Filho, o incremento da frota e motoristas não irá acontecer para evitar um aumento nos custos de operação. De acordo com os dados apresentados, apenas o aumento de trabalhadores acarretaria cerca de 40% dos custos operacionais.

A superlotação nos ônibus da capital é uma das principais reclamações dos usuários. A situação foi agravada ainda mais durante a pandemia, quando a frota disponível foi reduzida a 70%.

Antes da pandemia, a secretaria calcula que 330 mil passageiros utilizavam o transporte público por dia em Natal. Número que caiu para 60 mil após as primeiras restrições em março de 2020.

Entre março e julho o número de passageiros subiu para cerca de 80 mil, chegando a 180 por dia no mês de dezembro. Atualmente, a STTU afirma que a demanda é de 144 mil passageiros por dia.

O secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Paulo César Medeiros, concedeu entrevista ao “12 em Ponto 98”. Confira!