Eleição para prefeitura de Natal deverá ser decidida em 2º turno, indica pesquisa

Prefeito Álvaro Dias lidera a corrida com 33% das intenções de voto, os demais adversários somados têm 35%

 

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) pela InterTV Cabugi mostra que a eleição para prefeito de Natal em 2020 deverá ser decidida em dois turnos. Em comparação com outros levantamentos publicados, a pesquisa Ibope mostrou crescimento dos adversários do atual prefeito Álvaro Dias (PSDB), que concorre à reeleição, enquanto ele está estacionado nas intenções de voto.

Hoje, segundo o Ibope, o prefeito lidera a corrida com 33% das intenções de voto. Os demais adversários somados têm 35%. Se esse resultado se confirmar nas urnas, haverá a necessidade de um segundo turno. Álvaro Dias enfrentaria Kelps Lima (Solidariedade), que aparece com 12% das citações.

Em seguida aparecem Hermano Morais (PSB) com 6%, Carlos Alberto Medeiros (PV) com 4%, Sérgio Leocádio (PSL) com 3% e Coronel Azevedo (PSC), Fernando Freitas (PCdoB) e Jean Paul Prates (PT) com 2% dos votos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou menos.

O Ibope aponta que, atualmente, a tendência é de crescimento para os adversários de Álvaro Dias – o que deve se intensificar com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, programada para começar na sexta-feira (9). Oponentes do atual prefeito preparam uma ampla divulgação do suposto envolvimento do prefeito com práticas irregulares da época em que ele era deputado estadual.

Ainda de acordo com a pesquisa, três candidatos apareceram com apenas 1% dos votos: Jaidy Oliveira (Democracia Cristã), Rosália Fernandes (PSTU), Coronel Hélio Oliveira (PRTB) e Fernando Pinto (Novo).

Afrânio Miranda (Podemos) e Nevinha Valentim (PSOL), que representa a chapa Coletiva do Sol, não pontuaram.

Além disso, 20% dos eleitores responderam que pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 11% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Dados das pesquisas

A pesquisa Ibope foi contratada e divulgada pela InterTV Cabugi. Foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro de 2020. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-02583/2020.

Já a pesquisa Consult, também citada, foi contratada e divulgada pela Tribuna do Norte. Foram entrevistadas 1 mil pessoas entre 24 e 28 de junho de 2020. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01510/2020.

Kelps apresenta a maior rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Neste quesito, Kelps Lima lidera com 24% das citações. Ele é seguido por Hermano Morais (PSB), com 20%; Álvaro Dias, com 18%; Coronel Azevedo (PSC), com 14%; e Jean Paul Prates (PT), com 13%.

 

Com informações do Agora RN


Ler Anterior

Ricardo Valério confirma necessidade de mais quatro reforços para o América

Ler Próximo

Custo da cesta básica acumula alta de 19,7% em um ano em Natal