Eleitor que não votou no 1º turno tem até esta semana para justificar ausência

Por Redação

Os eleitores que deixaram de votar no 1º turno das eleições municipais de novembro têm até a próxima quinta-feira (14) para justificar o motivo da ausência. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições e pagar uma multa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. Os eleitores que faltaram no 2º turno têm até o dia 28 de janeiro para justificar.

O procedimento também pode ser realizado pela internet, por meio do Sistema Justifica, ou de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Para regularizar a situação, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE também solicita que uma documentação comprovando a razão da falta seja anexada. Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu.

Caso o RJE seja negado, o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor da multa não é fixo, variando de acordo com o estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. O eleitor também pode solicitar isenção, caso possa comprovar que não pode arcar com a penalidade.


Ler Anterior

Faltou competência dentro de campo

Ler Próximo

América avalia permanência de Paulinho Kobayashi