Em dia de recorde de internados com Covid-19, índice de isolamento é de apenas 35% no RN

Por Redação

O Rio Grande fechou esta quarta-feira (4) com o maior número de pacientes internados com Covid-19 desde o início da pandemia. Somando leitos clínicos, de UTI e Semi-UTI, na rede pública e privada, são 871 internações simultâneas. Na contramão desse dado, o índice de isolamento social no estado nesta quarta foi de apenas em 35%, segundo o Mapa Brasileiro da Covid-19 desenvolvido pela plataforma Inloco.

O índice registrado no estado é considerado abaixo do ideal para os especialistas, que apontam uma taxa de isolamento entre 60% e 70% como a mais recomendada para conter a disseminação da Covid-19.

Nas últimas semanas a pandemia tem se agravado no RN. De acordo com dados da plataforma Regula RN, o índice de ocupação de leitos críticos já é de 94,5% na manhã desta quinta-feira (4). Dos 871 internados no RN, 464 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A fila de de espera por um leito em uma Unidade de Terapia Intensiva já chega a 58 pacientes, enquanto o estado dispõe de apenas 16.

A situação mais crítica é na Região Oeste onde 96,5% dos leitos estão ocupados. Esse número já chegou a 100% nesta semana. Ao todo, o estado conta com 16 hospitais completamente lotados e outros três com ocupação superior a 90%.

Medidas

As secretarias de saúde estadual e municipais seguem recomendando o distanciamento social, o uso de máscara e desinfecção das mãos com alcóol em gel para evitar a contaminação. Medidas mais restritivas também foram decretadas, como o toque de recolher das 22h às 5h e a proibição da venda de bebidas alcóolicas das 22h às 6h.

Outra medida foi a retomada do serviço remoto em alguns órgãos estaduais, determinação seguida por algumas prefeituras do estado.


Ler Anterior

Senado aprova PEC Emergencial em 2º turno nesta quinta-feira (4)

Ler Próximo

Prefeito de Rodolfo Fernandes renuncia ao cargo