BUSCAR
BUSCAR
Empresários de bares e restaurantes de Natal se reúnem com prefeito para liberação do consumo de bebidas alcoólicas
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN, Abrasel, e empresários do setor se reunirão na tarde desta quinta-feira (22) com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, para discutir o novo decreto estadual e alternativas que contemplem a categoria.

O governo do estado deve publicar ainda hoje um novo decreto em que mantém a proibição de consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes, apesar de ter ampliado o toque de recolher, das 22h às 6h, e também o horário de funcionamento desses estabelecimentos.

De acordo com Max Fonseca, consultor da Abrasel, a situação do setor é de extrema gravidade. Ele descreve a situação dos seguimentos que trabalham com lazer como de “penúria”, praticamente como se estivessem fechados funcionando até as 20 horas.

Mesmo com a ampliação de horário, mas mantendo a restrição às bebidas alcoólicas a situação dos bares continua complicada. Segundo Max, não há diferença:

“A perspectiva, mesmo com a ampliação de horário, mas mantendo a proibição de bebida alcoólicas é praticamente a mesma situação, uma situação difícil, uma situação de penúria”, afirma.

A expectativa é de que após a reunião com a prefeitura de Natal chegue-se a um entendimento com relação à uma possível divergência com o decreto estadual. “A gente vai ver o que se pode fazer. Se busca alternativa jurídica, vamos ver o que pode sair da conversa com o prefeito de Natal. A gente precisa efetivamente buscar alternativas, a gente não tem auxílio nenhum dos níveis de governo.”, argumenta Max Fonseca.

O novo decreto estadual vai vigorar até o dia 12 de maio. O toque de recolher, que atualmente é das 20h às 6h, será para o horário entre 22h e 5h, de segunda a sábado, continuando integral aos domingos e feriados, com exceção dos serviços essenciais. Pelo documento, os restaurantes estarão autorizados a funcionar com 50% da capacidade, das 11h às 21h, com liberação aos domingos das 11h às 15h, e tolerância de 60 minutos para encerramento das atividades.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]