ENEM: 5,8 milhões de candidatos são esperados para este primeiro dia de provas

Portões dos locais de provas abrem a partir das 11h30, horário de Brasília

Por Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa a ser aplicado neste domingo (17) para milhões de candidatos. Neste primeiro dia, os candidatos respondem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Para evitar aglomerações na entrada, os portões abrem mais cedo nesta edição, às 11h30 (horário de Brasília), e seguem abertos até às 13h. O exame começa a ser aplicado pontualmente às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para finalizar as provas.

Devido a pandemia da covid-19, o Enem 2020 seguirá uma série de protocolos sanitários para evitar o contágio entre os candidatos e entre os colaboradores. Entre as medidas está o maior distanciamento entre as cadeiras dos candidatos, o uso de máscara durante toda, sendo recomendado levar uma máscara extra para trocar durante as provas, e a disponibilidade de álcool em gel todas as salas.

O candidatos diagnosticado com covid-19 ou que apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas não deve comparecer ao local de prova. Ele deve comunicar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Com exceção do Amazonas, que vive estado de calamidade devido a covid-19, o Enem 2020 será aplicado em todo o Brasil.

O que levar?

Itens obrigatórios
Documento oficial de identificação com foto;
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Máscara de proteção facial;

Itens recomendados
Lanche
Água
Máscaras extras para trocar durante a prova;
Recipiente com álcool em gel para que higienização das mãos;


Ler Anterior

Uso emergencial de vacinas é decidido neste domingo pela Anvisa

Ler Próximo

Anvisa rejeita pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V