BUSCAR
BUSCAR
Esquentou
Esquenta a reta final da campanha para presidente do ABC
Bira Marques rebate acusações da chapa da oposição

A chapa de oposição nas eleições do ABC divulgou na tarde desta sexta-feira (26) que ” Bira Marques não presta contas ao Conselho Deliberativo e pode se tornar inelegível no ABC” com base na Lei Pelé.

Segundo Idamylton Garcia,“O ABC hoje é um clube que, em diversos aspectos, atua à revelia de seu próprio estatuto. Uma gestão que ignora seu Conselho Deliberativo, não respeita seu quadro de sócios, já que não oferece sequer o acesso de forma objetiva e clara às finanças do clube. Vende-se a imagem de um ABC organizado, mas é apenas isso. Uma imagem. Um risco n’água que desaparece quando os fatos são expostos” e afirma em material divulgado para a imprensa que “o ABC Futebol Clube não teve as contas relativas aos anos de 2019 e 2020 apresentadas ou mesmo aprovadas pelo seu Conselho Deliberativo. A conduta omissa e temerária da diretoria executiva pode, inclusive, resultar na inelegibilidade do candidato à reeleição”.

Leia também

Eleição no ABC terá chapa de oposição com plano de gestão para profissionalizar clube

Bira Marques busca reeleição no ABC

A assessoria do presidente e candidato a reeleição, Bira Marques divulgou Nota onde rebate as acusações

O atual presidente do ABC Futebol Clube e candidato à presidência para o triênio 2022-2024 pela chapa 2 “ABC no Rumo Certo”, o empresário Bira Marques, esclarece que a diretoria executiva vem cumprindo com todos os itens previstos no estatuto do Clube. Cabe, no momento, a apreciação do Conselho Fiscal sobre as contas referentes aos anos de 2019 e 2020, que passaram por uma auditoria independente para subsidiar, com todos os elementos necessários, os pareceres relativos aos referidos período.

Ao assumir o cargo de presidente em abril de 2020, Bira Marques anunciou um trabalho de auditoria independente no ABC, em acordo com o Conselho Deliberativo, para justamente tratar com toda transparência esse trabalho de prestação de contas. Só a partir da finalização desses documentos técnicos independentes, em atraso em virtude da pandemia, o Conselho Fiscal fará a análise das contas e remeterá os pareceres ao conselho deliberativo para a realização do devido julgamento.

Todas as medidas estatutárias, possíveis e previstas, foram adotadas. Após a manifestação do Conselho Fiscal do Clube sobre as contas, é que deve ser convocada uma reunião pelo Conselho Deliberativo.

Justifica-se o atraso em razão do momento de pandemia vivido por todos, que culminou na suspensão das reuniões presenciais. Esse atraso da apreciação das contas, que aconteceria no mês de junho do ano passado, foi prejudicado, igualmente como desse ano.

O Conselho Deliberativo, como órgão responsável por essa função, é quem delibera sobre essa questão.

Em razão da citação de possível inelegibilidade do candidato, como apontado pela oposição, só ocorreria tal circunstância caso as contas tivessem sido reprovadas ou se algum fato grave fosse detectado.

Ouvi o presidente do Conselho Deliberativo do ABC, Cláudio Emerenciano. Ele disse que ” Bira Marques já encaminhou para o conselho fiscal o trabalho de auditoria independente dos anos de 2019 e 2020. Esperar os dois pareceres do conselho fiscal agora”.

Ao meu ver não é o caso para se falar em inelegibilidade. Seria caso de inelegibilidade se as contas tivessem sido reprovadas, se algum fato grave fosse detectado.

” Marcos, a situação é que, devido à pandemia, não houve ainda a apreciação das contas de 2019 e 2020. Numa reunião do conselho em ia ser julgada a prestação de contas de 2019, Bira anunciou que estava sendo feito um trabalho de auditoria independente, e o conselho concordou em esperar a finalização deste trabalho, para que o conselho fiscal fizesse o seu competente parecer com esses novos elementos, e aí sim o conselho se reuniria de novo para fazer o julgamento. Essa questão do atraso da apreciação das contas realmente existe, mas elas serão apreciadas. Assim que o conselho fiscal encaminhar seus pareceres a reunião será marcada. Bira Marques já encaminhou para o conselho fiscal o trabalho de auditoria independente dos anos de 2019 e 2020. Esperar os dois pareceres do conselho fiscal agora”.

A eleição no ABC acontece no próximo domingo (28) das nove às cinco da tarde na área dos bares do estádio Frasqueirão. 745 sócios estão aptos a votar.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]