EUA: Congresso se reúne hoje para certificar vitória de Biden no Colégio Eleitoral

Presidente anunciou que irá discursar num comício em seu apoio perto da Casa Branca

O último passo para reafirmar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro vai ocorrer nesta quarta-feira (6) no Congresso americano.

A Câmara e o Senado se reunirão para a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral — 306 para Biden, 232 para Donald Trump.

Normalmente seria um procedimento meramente formal, mas este ano será diferente porque Donald Trump não admite derrota e diz que a eleição foi roubada.

Assim, o processo pode demorar mais do que o normal. Dezenas de legisladores republicanos da Câmara e do Senado permanecem fiéis a Trump e prometem fazer ouvir suas reivindicações.

Ainda assim, isso não deve mudar o fato de que Biden tomará posse em 20 de janeiro. O Colégio Eleitoral se reuniu em dezembro e escolheu formalmente Joe Biden como o próximo presidente. Ao Congresso cabe chancelar.

Mas Trump parece decidido a tornar o processo conturbado. Ele confirmou que vai falar em um comício, em Washington, convocado por seus simpatizantes.

Trump disse que vai discursar às 13h na esplanada situada ao sul da Casa Branca. “Cheguem cedo, as portas abrem às 7h. GRANDES MULTIDÕES!“, acrescentou o republicano.

Mais de dois meses após as eleições, Trump ainda não reconheceu a vitória de Biden, alegando uma fraude maciça sem apresentar provas. Seus argumentos têm sido refutados por funcionários eleitorais e pela Justiça — inclusive pela Suprema Corte — mas semearam dúvidas em parte do eleitorado republicano.

O presidente eleito, Joe Biden, informou que discursará após uma reunião com sua equipe econômica em seu reduto em Wilmington, Delaware.

fonte: G1


Ler Anterior

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 4 milhões

Ler Próximo

Covid: RN chega a mais 120 mil casos confirmados e 3.046 mortes por Covid-19