BUSCAR
BUSCAR
Fátima anuncia apoio do Ministério da Saúde para expansão de leitos de UTIs no RN
Reunião aconteceu na noite desta quinta-feira (25). (Foto: Fabiano Trindade)

Por Redação

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que após uma reunião com o ministro Eduardo Pazuello, na noite desta quinta-feira (2%), o Ministério da Saúde garantiu o envio de ventiladores mecânicos e monitores para o auxílio no tratamento de pacientes internados com a Covid-19 no estado. Segundo a governadora, também ficou assegurado por parte do Governo Federal a viabilização de reforços para aquisição de bombas de infusão.

Em relação aos recursos necessários para financiamento das estruturas já existentes e também das que serão viabilizadas pelo estado, o ministro da saúde afirmou que levará o assunto à debate junto ao Fórum dos Governadores do Brasil e ao Congresso Nacional.

“Viabilizaremos esse aporte, provavelmente, através de emenda ao orçamento da União, daí a importância dessa discussão junto ao Congresso e com a participação do Fórum dos Governadores”, destacou Pazuello.

De acordo com a governadora Fátima, as vacinas contra a Covid-19 foram outra pauta abordada durante a reunião com o ministro. “Também solicitei agilização no envio das vacinas. A situação é muito crítica. Sabemos que a ampliação de leitos é importante e imperativa neste momento, mas não é suficiente para o enfrentamento da doença”, escreveu em sua conta no Twitter.

Fátima Bezerra também solicitou a Pazuello a inclusão dos profissionais da educação nas etapas iniciais dos grupos prioritários, tendo em vista que “a retomada do ensino público no país é fundamental, mas imunização desses profissionais que estarão na linha de frente tbm deve ser”.

O ministro adiantou que a solicitação será atendida, mas dependerá da disponibilidade das doses contratadas. “Estamos trabalhando com a possibilidade de incluir esses profissionais no mês de março, a depender da confirmação de entrega por nossos fornecedores das doses contratadas”, afirmou.

 

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]