Governo do RN pretende adquirir doses da vacina Sputnik V

Por Redação

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na tarde desta sexta-feira (15), durante o lançamento do programa RN + Vacina, que pretende adquirir doses da vacina russa “Sputnik V”. Segundo a governadora do estado, Fátima Bezerra, a aquisição deve ser feita por meio do Consórcio Nordeste e o contato com o laboratório União Quimica já foi iniciado.

Com a compra das doses da vacina russa, o governo pretende ampliar a disponibilidade de imunizantes no estado, que já deve receber nos próximos dias doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O governador do Piauí, Wellington Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da área vacinas do Fórum dos Governadores, já havia anunciado que o consórcio pretendia adquirir 50 milhões de doses da Sputnik V para serem distribuídas entre os nove estados da região. “A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva dessas doses”, disse.

No entanto, a compra das doses da “Sputnik V” esbarra em uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a agência, apenas vacinas na 3ª fase de testes clínicos no Brasil podem solicitar a análise do pedido para uso emergencial.


Ler Anterior

Band Natal vai transmitir o Estadual do RN

Ler Próximo

Auxílio Emergencial: 16 agências da Caixa estão abertas neste sábado (16) no RN