Gripe espanhola paralisou Campeonato Potiguar de 1918

Competição de 1918 não foi retomada e cenário daquela época é muito parecido com o atual

Compartilhe esse post

Gripe Espanhola paralisou o futebol do Rio Grande do Norte em 1918: Foto: Senado Federal

A história se repete! Se em 2020 o coronavírus está parando o mundo e causando efeitos devastadores no planeta, em 1918, foi a gripe Espanhola que varreu o mundo e atingiu o Brasil.

Há 100 anos, o futebol potiguar foi paralisado por uma gripe, segundo relato do historiador do futebol potiguar, Marcos Trindade.

Em 1918, os efeitos da gripe Espanhola chegaram ao Rio Grande do Norte e assim como em 2020, atingiram o futebol. Naquela época, a pandemia se estendeu até 2020.

A competição naquele tempo era disputada por apenas três equipes, ABC, América e Centro Esportivo Natalense,   e era coordenado pela Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte.

Segundo registros de Marcos Trindade, o Governador do Rio Grande na época, Joaquim Ferreira Chaves, determinou o fechamento temporário de estabelecimentos de instrução, cinemas, teatros e cancelamento de missas.

O Campeonato de 1918 nunca foi concluído e de acordo com o pesquisador  Marcos Trindade, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o Centro Esportivo Natalense deveria ter sido proclamado Campeão de 1918, já que tinha um saldo de nove gols, contra o ABC que tinha déficit de um gol e América com negativo de seis gols.

2020

O Estadual de 2020 está paralisado sem nenhuma previsão de retorno. Nem CBF e nem FNF sabem como vai ficar o calendário do futebol, se volta e quando volta. Os oito clubes participantes da competição paralisaram todas as atividades e a maioria já dispensou os elencos.


Compartilhe esse post

Ler Anterior

COI admite adiar Olimpíadas de Toquio

Ler Próximo

STF determina que dinheiro do acordo entre Lava Jato e Petrobras vá para combate ao coronavírus

Envie uma mensagem para o setor responsável.
WeCreativez WhatsApp Support
98 FM
Pedir Música
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Flávio Amorim
Comercial
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Sheyla
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Vanessa
Vendas
Acessível