BUSCAR
BUSCAR
Ideia do PT de regulação da mídia seria “retrocesso muito grande”, critica Fábio Faria
Ministro das Comunicações, Fábio Faria – Foto: 98 FM / Reprodução

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, criticou nesta segunda-feira (23), em entrevista à 98 FM Natal, a proposta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de promover um marco regulatório de mídia no País. Segundo o ministro, a ideia representaria um “retrocesso muito grande”.

Mencionado durante um discurso de Lula no Maranhão na última sexta-feira (20), o projeto prevê ações para reduzir a concentração de veículos de imprensa em grandes conglomerados, criando condições para mais competividade do setor. Não está na proposta regulação de conteúdo.

De toda forma, Fábio Faria criticou a proposta.

“O governo Bolsonaro trabalha pela liberdade de expressão, da mídia. Vemos embates fortes, mas cada um com seu direito de expor, de criticar. Se a gente vai para um regime dessa forma, é ditatorial, como é na China e em vários outros países. A mídia não pode falar mal do governo. A mídia que fala mal tem que ser expulsa. Seria um retrocesso muito grande”, enfatizou o ministro.

Lula defende regulação

Durante entrevista coletiva no Maranhão, Lula disse que, se ele for eleito em 2022, o assunto de regulação dos meios de comunicação será tratado de forma prioritária. “Ou a gente faz um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil ou a gente vai continuar sendo vítima da espoliação de meia dúzia de famílias que manda na comunicação. É preciso haver uma regulamentação”, destacou.

“Tenho que fazer uma autocrítica. Nós não tratamos a reforma da comunicação, a regulação (da mídia), como deveria ser tratada. Aprovamos (no meu governo) um programa para que a gente pudesse regulamentar os meios de comunicação. Como era fim do ano, eu e o Franklin Martins (ex-ministro da Comunicação) não quisemos dar entrada, pois no próximo ano iria mudar muito deputado e senador. Deixamos para colocar no início do governo da Dilma. Eu não sei porque ‘cargas d’água’ não foi colocado no Congresso esse projeto”, reclamou o petista.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=AQlprCD1v6w

 

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]