BUSCAR
BUSCAR
iPhone 13 poderá vir sem conector lightining e fazer chamadas via satélite

Próximo da época de anúncio do novo iPhone 13, algumas informações sobre o aparelho já começam a sair. A novidade é que o futuro lançamento da Apple estará apto a mandar mensagens de texto e fazer chamadas via satélite, sem a necessidade de uma cobertura 4G ou 5G. As informações são do MacRumors.

Segundo nota encaminhada para o portal, o analista da Apple Ming-Chi Kuo disse que o iPhone poderá funcionar a partir de uma conexão via satélite de órbita terrestre baixa (LEO), para casos em que não haja cobertura de sinal celular. Para tal atividade, o celular usará um chip Qualcomm X60 personalizado.

Enquanto outras empresas aguardam até o próximo ano para começar a desenvolver essa tecnologia em seus próximos lançamentos, a Apple sai na liderança com esta inserção ainda em 2021. Kuo não detalhou qual seria a empresa a ser contratada para os meios de comunicação, mas uma das opções disponíveis é a Starlink, da SpaceX, empresa de referência no mercado, sob o domínio de Elon Musk. Também estima-se que a Apple possa trabalhar com a Globalstar, outra grande companhia.

Caso implementado o mecanismo, os usuários do iPhone 13 poderão se conectar à rede via satélite a partir de suas atuais operadoras de redes. Isso eliminaria contratos extras e excesso de pagamentos. Ainda segundo Kuo, os satélites LEO são uma tecnologia semelhante ao já existente mmWave 5G. Nesse sentido, a Apple pode ampliar suas possibilidades e oferecer ao cliente um serviço mais completo e imersivo com o aparelho.

O analista diz que a empresa está otimista com o futuro dessa tecnologia e diz haver uma equipe interna empenhada nessa questão já há um tempo. Aliás, se é para falar de mudanças, a versão mais avançada do novo modelo da maça deverá, incluisve, vir sem a conexão lightning para carregar a bateria, ou mesmo fazer transferência de arquivos, apostando nas conexões sem fio.

Após a conexão de 13 pinos implementada desde o primeiro iPod, que foi incorporada por outros modelos da marca como iPhones, iPads e gerações do próprio iPod, a Apple passou a utilizar a conexão lightining. Menor dentro do hardware dos aparelhos e mais rápida para os devidos fins.

O iPhone 13 é dos novos aparelhos do ecossistema da Apple, que deve ter visual e especificações revelados até outubro. Enquanto não é anunciado oficialmente, os fãs de iPhone devem esperar os próximos meses para mais detalhes dessa e possíveis outras novidades.

Com informações de: Showmetech
Imagens: Divulgação/Apple

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]