BUSCAR
BUSCAR
‘Pit Stop da Inclusão’ marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência em Natal
‘Pit Stop da Inclusão’ marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência em Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

 

A comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi antecipada para este sábado (18) em Natal e contou com um ‘Pit Stop da Inclusão’. A ação aconteceu na Avenida Praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. Quem passava pelo local tinha a oportunidade de conversar sobre inclusão e recebia brindes em alusão à luta da pessoa com deficiência.

A programação contou com a presença de 15 associações e ONGs que militam em prol das pessoas com autismo, síndrome de down, deficiência visual, doenças raras, entre outras.

“Essas associações fazem um trabalho louvável, impactando muito positivamente na vida das pessoas com deficiência e suas famílias. E tem gente que nem sabe que elas existem. Nós queremos dar visibilidade, para que as pessoas conheçam e apoiem as causas”, explicou o vereador Tércio Tinoco (PP).

De acordo com Tércio, que é cadeirante, 27% da população do Rio Grande do Norte tem alguma deficiência. “É um quarto da população. Eu, como vereador, para encontrar o prefeito na prefeitura, preciso de ajuda para subir uma escada. Se eu, como político, enfrento algo assim, você imagina o que outras pessoas com deficiência enfrentam”, contou.

O vice-presidene da Associação de Pessoas com Deficiência Visual, Marcos Aurélio Florentino, disse que a sociedade ainda não se acostumou a incluir pessoas com deficiência. “Eu, por exemplo, ando com um bastão e, quando estou em uma parada de ônibus, o motorista não para para me dizer qual é a linha. Sendo que não tenho como saber por não enxergar”, explica.

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que foi instituído em 1982, por movimentos sociais, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. Em 2005, a data foi oficializada pelo então vice-presidente José Alencar.

Com informações G1 RN.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]