Vereadora de Natal promove políticas públicas para causa LGBT

O dia 17 de maio é marcado como uma data de luta para a população LGBT. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por redação

A vereadora de Natal, Brisa Bracchi (PT), apresentou projetos na Câmara Municipal que favorecem políticas públicas para as causas da diversidade sexual e de gênero na cidade. O dia 17 de maio é marcado como uma data de luta para a população LGBT, pois relembra o preconceito vivenciado historicamente por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e as reivindicações pelo fim dessa violência.

“Cheguei nesse espaço do parlamento sem esconder minha sexualidade, pelo contrário, reforçando que sou LGBT. Esse é um tema central para a Natal que sonhamos, em que todos e todas possam ter sua sexualidade e identidade de gênero respeitadas e expressar seus afetos sem medo”, diz a parlamentar.

O Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia é referência simbólica da luta por direitos e contra o preconceito, pois rememora a data que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como uma doença, há 31 anos atrás, em 1990.

O mandato de Brisa destinou mais de R$ 50 mil reais para a implementação do projeto “Transcidadania” em Natal pelo Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal. O objetivo do projeto é desenvolver ações de qualificação profissional inicial e continuada para as pessoas atendidas no Centro LGBT. De acordo com o Observatório LGBT de Natal, entre os usuários acompanhados pelo Centro no último trimestre de 2020, 72% estão desempregados, sendo em sua maioria homens e mulheres transexuais. Por isso, o projeto Transcidadania se destina a atuar nesse problema da nossa cidade, visando superá-lo com promoção da cidadania de travestis e transexuais através dos direitos humanos e da educação, possibilitando formas de acesso ao mercado de trabalho.