Primeira morte por coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março, diz Ministério da Saúde

Após comprovação laboratorial, ministério antecipou em quatro dias a primeira morte por Covid-19 no país

Compartilhe esse post

A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março – e não em 16 de março, como se acreditava –, segundo o Ministério da Saúde. A informação foi revista pela pasta após resultados de exames laboratoriais e confirmada neste sábado (27).

O ministério informou, por meio de um comunicado, que a vítima foi uma paciente de 57 anos em São Paulo. Ela foi internada no Hospital Municipal Doutor Carmino Cariccio, na Zona Leste da cidade, um dia antes.

De acordo com a nota, a revisão das datas será incluída no próximo boletim epidemiológico, que é divulgado semanalmente. Outra morte também foi adicionada antes do primeiro registro, em 15 de março.

O Ministério da Saúde explicou que pode haver “eventuais divergências” nas contagens de mortes por conta do tempo que se leva para confirmar e registrar cada caso no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

“Como informado no boletim epidemiológico 19, existiam 3.972 óbitos em investigação, que podem ser confirmados por Covid-19, Influenza ou outros vírus e agentes etiológicos”, diz a nota. “Na medida em que os resultados são disponibilizados pelos laboratórios e as equipes de vigilância epidemiológica atualizam o SIVEP Gripe, as informações são atualizadas a nível nacional.”

A Secretaria de Saúde de São Paulo, onde ocorreu a morte do dia 12 de março, disse que “esse tipo de atualização é natural, desejável e ocorre com qualquer patologia” e que é “fundamental compreender que é rotina e obrigação das Vigilâncias municipais e estaduais investigar casos e óbitos suspeitos da Covid-19 bem como atualizar nos sistemas oficiais de notificação (E-SUS e SIVEP) eventuais informações identificadas no decorrer do processo de investigação e registradas à posteriori nos bancos.”

A secretaria afirma que “houve atualização no SIVEP quanto a confirmação de cinco óbitos que ocorreram nos dias 12, 15 e 16 de março, sendo três nesta última data” mas que, apesar disso, contabiliza ainda o primeiro óbito no dia 17 de março, assim como faz o ministério. “Em seu site oficial, o Ministério da Saúde também divulga o primeiro óbito com data de notificação de 17 de março de 2020”, completa a secretaria.

Fonte: G1


Compartilhe esse post

Ler Anterior

União Europeia discute relaxar restrições de entrada

Ler Próximo

Líderes dos partidos tentam acordo na Câmara para adiar eleições municipais

Envie uma mensagem para o setor responsável.
WeCreativez WhatsApp Support
98 FM
Pedir Música
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Flávio Amorim
Comercial
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Sheyla
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Vanessa
Vendas
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Peça uma Pizza
Acessível