RN é o primeiro estado totalmente integrado ao vacinômetro do Governo Federal

O RN Mais Vacina está totalmente integrado às plataformas do DATASUS e do Ministério da Saúde, deixando o Rio Grande do Norte como o primeiro estado brasileiro totalmente integrado ao sistema do Governo Federal. Essa integração garante o repasse automático das informações de todo o processo de vacinação que está em andamento no Rio Grande do Norte para o governo federal, de forma ágil e transparente.

Esse processo teve início desde a construção da plataforma potiguar, com reuniões e repasse de informações entre a equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, LAIS-UFRN, Secretaria de Saúde Público do Estado, SESAP, e do próprio DATASUS e agora resulta na interligação dos dados.

Com a conclusão de compartilhamento de dados com o DATASUS e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, SI-PNI, as informações sobre imunização em todo o território potiguar passam a integrar a à Rede Nacional de Dados em Saúde, RNDS, plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde.

Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte já estão integrados ao sistema possibilitando que cada uma das gestões municipais faça o controle de todo o processo de imunização da população local.

Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública, Caop Saúde, a promotora Kalina Filgueira, o RN Mais Vacina é uma importante ferramenta para o controle e monitoramento de todo o processo de vacinação no Estado do RN, contribuindo com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, como órgão de fiscalização e controle de políticas públicas de saúde.

 


Ler Anterior

Presidente da Assembleia garante apoio à manutenção do concurso da Polícia Civil do RN

Ler Próximo

Auxílio emergencial pode voltar apenas para metade dos favorecidos, afirma Paulo Guedes