BUSCAR
BUSCAR
Sesap suspende temporariamente cirurgias eletivas após agravamento da pandemia
(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Por Redação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (23) uma portaria suspendendo, temporariamente, o agendamento e a realização dos procedimentos cirúrgicos nas unidades hospitalares estaduais, devido ao aumento no número de casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

A portaria da Sesap também recomenda a mesma ação para as unidades de saúde da Rede SUS (municipais e filantrópicas) e da rede suplementar. Além disso, também fica recomendada a suspensão de atividades presenciais, ambulatoriais, laboratoriais e de apoio diagnóstico, que não comprometam o cuidado continuado de pacientes, para que sejam evitadas aglomerações nos ambientes de espera.

De acordo com a portaria, podem ser realizadas cirurgias vasculares, ortopédicas, cirurgias via demanda judicial e aquelas em que o adiamento possa agravar as condições de saúde do paciente. Para isso, no entanto, é necessário que as unidades de saúde elaborem medidas que possam garantir a segurança para realização dos procedimentos.

Outra determinação da Secretaria é que as unidades disponibilizem os leitos e os espaços destinados aos procedimentos eletivos para atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados quando incluídos dentro do Plano Estadual de enfrentamento ao COVID-19, ou dos Planos de contingência dos serviços.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]