CORONAVÍRUS: Treinador do ABC em isolamento domiciliar

Presidente do ABC e médico infectologista, Fernando Suassuna determinou ao treinador o isolamento domiciliar

Francisco Diá em isolamento domiciliar. Foto: Divulgação

Treinador do ABC, Francisco Diá, sentindo sintomas do Coronavírus e por orientação do presidente do clube, Fernando Suassuna, médico infectologista, está em isolamento.

Diá disse ao blog que sentiu sintomas respiratórios

” Estou sentindo dificuldade para respirar, e como fizemos viagens recentes procurei o presidente Suassuna e ele mandou eu ficar isolado”.

Conversei com Fernando Suassuna que confirmou a informação, mas tranquilizou o treinador

” Diá me ligou, dizendo que estava sentindo alguns sintomas respiratórios  e essa é a rotina agora, ficar em casa e observar  os sintomas. Foi isso que determinei a ele, para fazer o isolamento domiciliar, mas não posso afirmar agora mais nada. Neste momento nada de Coronavírus”

O que é  coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto  após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Transmissão

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

 

Estaduais pelo Brasil

Suspensos:

Paulista, Carioca, Baiano, Gaúcho, Pernambucano, Mineiro, Paranaense, Catarinense, Sergipano, Alagoano, Maranhense, Paraense,

Portões fechados:

Goiano, Potiguar, Piauiense, Amapense, Sul-mato-grossense

Reunião para decidir:

Capixaba (quarta-feira 18/03); Paraíbano (quinta 19/03), Tocantinense (ao longo da semana), Rondoniense (aguarda Secretaria de Saúde), Roraimense (terça 17/03), Mato-Grossense (terça 17/03)

Normalmente:

Acreano, Amazonense, Candango (esperando concluir a fase de classificação para suspender)


Ler Anterior

CORONAVÍRUS: Congresso cancela sessão que votaria vetos e Orçamento Impositivo

Ler Próximo

CORONAVÍRUS: Ministério do Meio Ambiente suspende visitação a parques nacionais