BUSCAR
BUSCAR
Pesquisa

83% dos brasileiros percebem país mais dividido, aponta Quaest

A sensação do país estar mais desunido subiu 19 pontos percentuais desde o último levantamento

O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 25 e 27 de fevereiro - Foto: Juca Varella/Agência Brasil
O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 25 e 27 de fevereiro - Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Um levantamento da Quaest divulgado neste domingo (10) apontou que 83% dos brasileiros percebem o país mais dividido, enquanto 13% acreditam que o Brasil está mais unido. Outros 4% não souberam ou não opinaram.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A sensação do país estar mais desunido subiu 19 pontos percentuais desde o último levantamento, realizado em outubro de 2023. No mesmo intervalo de tempo, a ideia de o Brasil estar mais unido caiu 14 pontos percentuais.

Veja as respostas à pergunta “O Brasil está mais unido ou dividido nesse momento?”:

  • Mais dividido: 83%
  • Mais unido: 13%
  • Não sabem/Não responderam: 4%

Entre os segmentos

A pesquisa também detalhou a opinião dos brasileiros por região. O Sul é a região que mais acredita que o país está desunido: 88% acreditam na divisão, enquanto 11% afirmam que o país está mais unido.

A região Nordeste, por sua vez, é onde menos se acredita que o país está desunido, 78%. Por sua vez, 17% declararam que o Brasil está mais unido.

Divisão por regiões:

  • Sul: 88% acreditam em um país mais dividido; 11%, mais unido;
  • Sudeste: 83% acreditam em um país mais dividido; 11%, mais unido;
  • Centro-oeste/Norte: 85% acreditam em um país mais dividido; 10%, mais unido;
  • Nordeste: 78% acreditam em um país mais dividido; 17%, mais unido;

Em relação ao gênero dos entrevistados, 83% das mulheres e 82% dos homens acreditam que o país está mais dividido. Na pesquisa anterior, de outubro, o número era 64% e 63%, respectivamente.

Na divisão pela faixa etária do brasileiro, em todas as idades houve um aumento na quantidade de pessoas que acreditam que o Brasil está mais dividido.

Quando analisado grau de escolaridade, 76% dos brasileiros com Ensino Fundamental também veem o país mais desunido – o número é 24 pontos percentuais mais alto que no último levantamento.

Ainda no mesmo grupo, 16% afirmam que o país está mais unido – 18 pontos percentuais amenos que nos dados de outubro. Veja a opinião dos entrevistados com outros níveis de escolaridade:

  • Ensino médio completo ou incompleto – 87% acreditam em um país mais desunido (19 pontos percentuais mais alto que outubro); 10%, mais unido (14 pontos percentuais mais baixo que o último levantamento);
  • Ensino superior incompleto ou mais – 86% acreditam em um país mais desunido (11 pontos percentuais mais alto que outubro); 11%, mais unido (nove pontos percentuais mais baixo que o último levantamento).

No recorte de renda familiar, os recebem de dois a cinco salários mínimos (que está na faixa de R$ 1.412) tiveram a maior diferença percentual entre o levantamento de outubro e deste domingo. Antes, 63% afirmavam que o país estava desunido; agora, 87%.

O levantamento também considerou a opinião dos brasileiros de acordo com o voto no 2º turno das eleições de 2022. Entre os que votaram em Lula (PT), 76% veem o país mais dividido – antes, em outubro, 43% deram esta opinião – diferença de 33 pontos percentuais.

Nesta pesquisa, 19% dos entrevistados disseram que o país estava mais unido. No levantamento de outubro, 49% deram esta opinião – uma queda de 30 pontos percentuais.

Por outro lado, entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), 91% veem o Brasil mais desunido. No último levantamento, o número era de 84% – uma diferença de 7 pontos percentuais. Enquanto a imagem de um país mais unido foi dito por 6% dos entrevistados; em outubro, foram 9% – uma queda de três pontos percentuais.

Fonte: G1

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com