Biden e Putin conversam com Macron e aceitam realizar cúpula

Biden e Putin conversam com Macron e aceitam realizar cúpula - Foto: Reprodução
Biden e Putin conversam com Macron e aceitam realizar cúpula - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente russo, Vladimir Putin, aceitaram realizar uma cúpula para discutir a segurança e a estabilidade estratégica da Europa. A informação foi divulgada pelo governo da França neste domingo (20.fev.2022). O acordo foi mediado pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

Ainda de acordo com o documento, o encontro entre os dois líderes se dará apenas se a Rússia não invadir a Ucrânia. Além disso, um novo encontro já foi agendado, caso a negociação prossiga conforme o planejado, “com todas as partes interessadas”.

As pautas a serem discutidas na cúpula serão elaboradas pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na 5ª feira (24.fev.2022).

Macron ligou neste domingo (20.fev) para Putin em um “último esforço para evitar uma invasão à Ucrânia”, de acordo com o governo francês. Também telefonou para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Conversaram sobre possíveis alternativas para garantir uma solução diplomática na escalada de tensão.

CONFLITO

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) classificou o risco de ataque da Rússia como “muito alto”. No sábado (19.fev), separatistas pró-Rússia ordenaram a aliados que se mobilizem para um possível confronto.

Fonte: Poder 360