[VÍDEO] Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de 2027

Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de 2027
Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de 2027 - Foto: Divulgação/FIFA

O Brasil vai receber a Copa do Mundo Feminina em 2027. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, após votação que aconteceu durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangkok, na Tailândia.

A candidatura brasileira desbancou a proposta de sede tripla elaborada em conjunto por Alemanha, Bélgica e Holanda. Foram 119 votos contra 78. Na sua décima edição, será a primeira vez que a América do Sul sediará a competição que já passou Estados Unidos (duas vezes), China (duas vezes), Suécia, Alemanha, Canadá, França e teve sua última edição em 2023 na Austrália e Nova Zelândia.

Desde a desistência da candidatura conjunta de Estados Unidos e México, que devem focar os esforços para receber a competição em 2031, o clima de otimismo tomou conta dos responsáveis pela candidatura brasileira. O sentimento positivo cresceu quando a Fifa divulgou o Relatório de Avaliação das Candidaturas, no dia 8 de maio, a proposta brasileira recebeu uma nota maior que a europeia: 4 contra 3,7, numa escala que vai até 5.

No pleito apresentado, o Brasil indicou dez cidades para receberem a competição sendo três deles no nordeste: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A abertura e a final devem acontecer no Maracanã nos dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.