Campanha Abril Marrom para conscientizar população natalense sobre a cegueira

Fonte: Agora RN

O Diário Oficial do Município de Natal publicou nesta quinta-feira, 4, a promulgação da lei que cria a campanha “Abril Marrom”, que busca conscientizar a população sobre as causas e efeitos de cegueira e das diversas espécies de doenças oculares.

A lei foi uma proposição do vereador Ney Lopes Júnior (PSD), após uma solicitação da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), e de seu presidente Ronaldo Tavares.

“Hoje, o Rio Grande do Norte tem um índice de 15% de deficientes visuais; é um número alto. Em Natal, são 9%. Por isso é importante que haja campanhas como esta para prevenir a cegueira”, disse Ronaldo.

Dentre as ações previstas pela campanha, estão informar e conscientizar a população sobre a prevenção e o combate às diversas espécies de doenças oculares; reduzir a incidência de problemas visuais; incentivar a população à realização de exames preventivos para a detecção da deficiência visual; e participação da comunidade na defesa da saúde ocular como qualidade de vida.

De acordo com o Diário, “para a efetivação da Campanha de Conscientização ‘Abril Marrom’, o Poder Executivo Municipal está autorizado a elaborar ações sociais, conjuntas ou isoladamente”.