Covid-19: Natal inicia aplicação de vacina da Moderna; veja quem pode receber

Vacina da Moderna começa a ser aplicada em Natal para público prioritário - Foto: SMS / Reprodução
Vacina da Moderna começa a ser aplicada em Natal para público prioritário - Foto: SMS / Reprodução

Natal começou a vacinação contra a Covid-19 com o novo imunizante atualizado para a variante XBB.1.5, fabricado pela Moderna. A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde do município e pontos extras de vacinação para crianças menores de cinco anos e públicos prioritários.

A vacina monovalente XBB é a versão mais atualizada para combater as variantes da doença, tendo uma construção semelhante às versões bivalentes dos imunizantes, além de possuir a vantagem de ser adaptada para a variante XBB.1.5, cepa predominante no momento.

Quem pode se vacinar?

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos

Para as não vacinadas contra a Covid-19, o esquema será composto por duas doses da vacina monovalente XBB, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

Para crianças que receberam uma dose da Pfizer Baby ou coronavac, o esquema será completado com duas doses do novo imunizante, com intervalo entre quatro e oito semanas.

As que receberam duas doses de alguma das vacinas, a terceira dose será aplicada com a monovalente XBB, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. E para as que completaram o esquema vacinal com três doses, devem receber uma dose de reforço após quatro meses da última aplicação.

Grupos prioritários

  • Trabalhadores de saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas e ribeirinhos;
  • Idosos com idade acima de 60;
  • Idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores dos serviços;
  • Quilombolas;
  • Pessoa com deficiências;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Imunossuprimidos;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • População de rua.

O público-alvo vacinado com alguma dose do imunizante bivalente deve receber uma dose anual da monovalente XBB, com intervalo de seis meses após a última dose contra a Covid-19.

Pessoas com idade acima de 60, gestante e puérperas devem receber duas doses anuais, respeitando o intervalo de seis meses entre as doses. Para pessoas imunocomprometidas deve seguir o calendário específico para esse grupo.

Pessoas que não pertencem ao grupo alvo, não vacinadas com nenhuma dose de Covid-19 podem receber dose única da vacina monovalente XBB para fins necessários, como viagens, empregos e estágios.

Onde se vacinar?

A vacinação já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. O imunizante está disponível para a população também nos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.