Fonte: Tribuna do Norte
boa notícia confirmada pelo prefeito Álvaro Dias é a retomada do projeto de reforma do Teatro Sandoval Wanderley (TSW), no Alecrim, fechado desde janeiro de 2009 por problemas na estrutura física, nos sistemas elétrico e hidráulico, ausência de saída de emergência e falta de acessibilidade. Dias adiantou o assunto no início do mês de dezembro do ano passado, durante cerimônia do Prêmio Hangar de Música, e em conversa por telefone com a reportagem do VIVER afirmou que o projeto será reavaliado e o orçamento atualizado.
“O TSW chegou a figurar dentro de uma proposta de reurbanização do bairro do Alecrim, que alteraria o uso do equipamento, mas decidimos reformar e devolver o teatro aos artistas e à população de Natal. Existe um projeto feito, muito interessante, que precisa ser analisado em profundidade para saber se precisará de ajustes”, adiantou o prefeito Álvaro Dias.
O secretário de Cultura de Natal Dácio Galvão, que também acumula o cargo de presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), informou que o local foi limpo e que o assunto já está sendo conversado com o Governo do RN – para funcionar conforme manda o figurino (leia-se regras de segurança), será necessária a criação de uma saída de emergência.
Por falta de espaço físico do TSW, a única opção é utilizar a parte de trás da Escola Estadual Prof. João Tibúrcio. “Já conversei com a governadora Fátima Bezerra sobre a questão, e ela se mostrou bastante sensível ao tema. Vamos trabalhar em cima do projeto original, aprovado pelo Corpo de Bombeiros”, disse Galvão.
O gestor explicou que, após ajustes e adequações, o projeto sera submetido à análise da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) para que o orçamento seja atualizado.
Vale lembrar que o valor original do projeto, aprovado pelo extinto Ministério da Cultura, alcançava R$ 1,3 milhão. A validade do convênio com o MinC prescreveu durante a gestão da ex-prefeita Micarla de Sousa (2009-2012).
A Prefeitura de Natal ainda planeja, para 2019, realizar melhorias na estrutura do Mercado de Petrópolis: estão em debate com a associação de permissionários do lugar serviços na estrutura física como reforma na galeria de arte do mezanino, que passará a ser um espaço multiuso; construir um calçadão no entorno do Mercado; melhorar a ventilação; e criar condições para o estacionamento da frente ser utilizado nos fins de semana para exposições e feiras culturais.