Dados divulgados pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (26) apontam que as empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi) geram atualmente 46.784 empregos – o que representa 56% dos postos de trabalho formais na indústria do Estado, que somam quase 83 mil vagas.
Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo Proedi. Quando criado, em 2019, o programa contava com a participação de 115 empresas.
“O crescimento demonstra a eficácia do programa em atrair e manter investimentos industriais no Estado. Esse salto de adesões é resultado da combinação de políticas públicas eficientes com a confiança do setor produtivo nos benefícios proporcionados pelo programa”, diz o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A análise ressalta que o impacto econômico dessa geração de empregos vai além da criação de oportunidades de trabalho.
“Ao favorecer a manutenção e ampliação da força de trabalho nas indústrias, o Proedi contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, promovendo maior circulação de renda, aumento no consumo e impulsionando setores secundários, como serviços e comércio”.
“Além disso, o programa estimula a competitividade das empresas que, ao se beneficiarem dos incentivos fiscais, conseguem otimizar seus custos e reinvestir em suas operações, seja em tecnologia, expansão ou treinamento de mão de obra”, observa.
O boletim informa a geração de empregos do Proedi por setores: na indústria alimentícia, 14.917; na têxtil, 12.403; na de transformação, 5.308; e na química e bioquímica, 4.570.