
O Governo Federal pretende finalizar até o dia 15 de novembro o estudo hidrográfico de todo o canal e da bacia de evolução do Porto de Natal.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (25) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura de Medeiros, durante reunião com Nino Ubarana, diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O assessor especial do Ministério de Portos e Aeroportos, Otto Burlier, também participou.
O canal do Porto de Natal teve seu último aprofundamento realizado em 2012. Segundo a Codern, atualmente o terminal precisa aumentar seu calado para 12 metros de profundidade, o que vai proporcionar novas operações portuárias. O estudo que está sendo realizado pelo Governo Federal é o primeiro passo para iniciar o desenvolvimento do projeto de dragagem.
“Um porto que investe no aumento do calado e na expansão de sua área de navegação consegue atrair novos clientes e movimentar mais cargas, ganhando em variedade de produtos. Sem falar que é um sinal de modernidade para atender às expectativas do mercado. Um canal de acesso confiável aumenta a competitividade”, afirmou o diretor-presidente da Codern.