BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2022
Fábio Dantas segue linha de Bolsonaro e afirma que urna usada na eleição não será “auditada”; VEJA VÍDEO
Candidato do Solidariedade ao governo do Estado, Fábio Dantas (Solidariedade) - Foto: TCM / Reprodução

O candidato do Solidariedade ao governo do Estado, Fábio Dantas, lançou dúvidas nesta terça-feira (2) sobre a confiança do resultado das eleições a partir das urnas eletrônicas. Em entrevista à TV TCM, o candidato defendeu um “aprimoramento” do sistema de votação do País, sugerindo que defende a adoção do voto impresso.

Repetindo o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL), Fábio Dantas declarou que a eleição de 2022 “não terá a urna auditada”. Apesar disso, o ex-vice-governador disse confiar nas instituições brasileiras e falou que, apesar de o sistema não ser o ideal, vai para a eleição “com o que a gente tem”.

“Confio nas instituições do País. Acho que todas elas precisam aprimorar. A questão da discussão vem desde o governo do PT. Acho que em 2018, 2016, já havia necessidade de fazer a conferência da urna. Tomou polêmica maior sem necessidade. Houve excessos dos dois lados. Essa eleição não vai ter urna auditada, mas no futuro é importante ter. A democracia precisa estar sempre vigilante e acho que nada mais importante do que ter a prova do crime, que vai comprovar que votamos em quem votamos”, enfatizou Fábio Dantas.

Sugerindo que as urnas poderiam ser fraudadas, o candidato do Solidariedade destacou, ainda, que “tudo pode acontecer” em um ambiente conectado à internet. Ele ressalta, contudo, que não há provas de adulterações nas urnas. “Mas nunca houve, nenhuma coisa foi provada. Vamos com o que a gente tem”, pontuou Fábio Dantas.

Apesar da fala de Fábio Dantas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já demonstrou diversas vezes que o sistema eletrônico de votação possui vários mecanismos de auditoria, inclusive em relação à contagem dos votos. Todo o processo pode ser acompanhado por partidos políticos e entidades, e a as urnas são inspecionadas antes, durante e após a eleição. Além disso, os equipamentos não são conectados à internet. Inúmeras entidades já concluíram que o voto é seguro e auditável.

Veja vídeo:

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
contato@98fmnatal.com.br
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com