Falta de suprimentos deve afetar compras de fim de ano

Compras podem ser afetadas por desabastecimento pós-pandemia - Foto: Reprodução/Bando de imagens
Compras podem ser afetadas por desabastecimento pós-pandemia - Foto: Reprodução/Bando de imagens

O desabastecimento global provocado pela pandemia atinge os consumidores desde que a crise sanitária começou, e não deve dar trégua nas compras de Natal. Prateleiras vazias, preços em alta e atrasos nos envios de produtos devem seguir durante o fim do ano. Navios com contêineres obstruem os portos e fábricas interrompem suas operações por falta de matéria-prima ou mão de obra.

Um estudo realizado pela empresa Oracle diz que ⅓ dos consumidores temem não conseguir comprar todos os itens das suas listas. Na tentativa de mitigar danos, mais da metade das 5.700 pessoas entrevistadas já começou ou planeja começar a fazer as suas compras de fim de ano antes do habitual.

A preocupação não é em vão. Preços de matérias-primas dispararam, bem como de transportes. Alguns países, como EUA e Reino Unido, também enfrentam falta de caminhoneiros e trabalhadores em depósitos, ao mesmo tempo em que a demanda sobe. E tudo isso está pressionando a inflação e elevando os preços.

Nos EUA, as vendas no varejo saltaram inesperadamente e atingiram US$ 625,4 bilhões em setembro. As vendas de gasolina aumentaram 38% em comparação com o mesmo período de 2020. O fenômeno pode ser explicado pelo afrouxamento das medidas de restrição para conter infecções pelo coronavírus, apesar da propagação da variante delta.

As vendas no varejo para as festas de fim de ano devem subir de 7 a 9%, atingindo US$ 1,3 trilhão até o final de 2021 no país norte-americano, segundo previsão anual da Deloitte.

No Brasil, a intenção de consumo das famílias tem se mantido estável nos últimos meses, apesar de estar abaixo do nível de satisfação, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) divulgado na 4ª feira (20.out).

Fonte: Poder 360

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com