Fecomércio RN fará cursos gratuitos e levará atrações culturais para Centro e Alecrim para fomentar comércio no São João

Projeto foi lançado nesta quinta-feira (6) em evento da Fecomércio RN - Foto: Reprodução
Projeto foi lançado nesta quinta-feira (6) em evento da Fecomércio RN - Foto: Reprodução

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) lançou nesta quinta-feira (6) a primeira edição do São João do Comércio.

Com capacitações gratuitas para os microempreendedores que atuarão durante o período das festas juninas e uma vasta programação cultural, o objetivo da iniciativa é impulsionar o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta.

De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o projeto – que faz parte da campanha Compre de Quem Tá Perto e do calendário de comemorações em homenagem aos 75 anos da Federação – é mais uma iniciativa da entidade para impulsionar a economia de Natal e valorizar os negócios locais.

“Queremos aproveitar o ritmo do São João para movimentar o nosso comércio. Além de capacitar empresários e ambulantes, com cursos gratuitos sobre vendas e manipulação segura de alimentos, por exemplo; o São João do Comércio vai levar, a partir de amanhã, dia 7 de junho, o Quinteto do Forró para as ruas do Alecrim e da Cidade. Já na Praça Cívica, além de oficinas gastronômicas com instrutores do Senac, teremos uma série de atrações locais e nacionais se apresentando no Palco Sesc”, ressaltou Marcelo.

Durante o café da manhã de lançamento do projeto, os convidados tiveram a oportunidade de experimentar comidas típicas e conhecer a programação completa do São João do Comércio.

Lançamento do São João do Comércio em evento da Fecomércio nesta quinta-feira (6) – Foto: Reprodução

São João do Comércio deve aumentar faturamento dos negócios locais

A expectativa dos empreendedores é que a programação do São João do Comércio ajude a atrair clientes e aumentar as vendas durante o período junino. De acordo com o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Matheus Feitosa, os negócios da região devem movimentar cerca de R$ 4 milhões durante o evento da Fecomércio RN.

“Esse clima de São João é muito bom, porque leva alegria tanto para quem vai comprar quanto para quem estará trabalhando. Normalmente, os negócios do Alecrim faturam em torno de 3 milhões por mês. Com a realização do São João do Comércio, estamos esperando movimentar cerca de um milhão a mais”, destacou Feitosa.

O presidente da Associação Viva O Centro, Rodrigo Vasconcellos, que representa os empreendedores da Cidade Alta, destacou a importância do projeto e relembrou o impacto positivo de outros projetos da Fecomércio RN: “Estamos felizes por receber mais um investimento da Federação. Nos eventos Brilha Natal e Sesc Parada na Ladeira, a Fecomércio RN conseguiu levar gente para a cidade até depois das 19h, então estamos muito animados com essa nova iniciativa”.

Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz – Foto: Reprodução

Programação cultural segue até 14 de julho

As ações do São João do Comércio começaram no mês de maio, com a oferta de capacitações gratuitas por meio do projeto Senac Venda Mais. Os cursos beneficiaram mais de 300 prestadores de serviços, microempreendedores e vendedores ambulantes que pretendem trabalhar durante o período junino. Já a programação cultural começa nesta sexta-feira (7), quando o Quinteto do Forró passa a circular pelos principais corredores comerciais do Alecrim e da Cidade Alta.

A iniciativa do Sistema Fecomércio RN segue até julho, quando a Praça Cívica recebe uma série de atrações culturais. Na noite da sexta-feira, dia 12, a partir das 17h30, o local recebe trio de forró e apresentações de dança, em seguida o destaque do Palco Sesc será show do cantor Luan Estilizado. No dia 13, o mesmo local recebe apresentação de quadrilha junina e do artista potiguar Giannini Alencar. A quadrilha volta no domingo, 14, junto com o Arraiá da dupla Bisteca e Buchechinha, além de show do cantor Fabinho Miranda.

Além disso, nos dias 13 e 14 de julho, quem participar da festa na Praça Cívica terá a oportunidade de aprender diversas receitas de comidas e bebidas típicas do São João. O espaço gastronômico do Senac RN receberá oficinas para crianças e adultos, com foco nos sabores que não podem faltar no arraiá nordestino.

O projeto São João do Comércio é uma promoção do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN, com apoio da Prefeitura do Natal, Associação Viva o Centro e Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba).